PUBLICIDADE

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ganhamos mais um parceiro: o site News Motors

O Blog Sou Jipeiro registra e agradece aos organizadores do site News Motors o envio de proposta de divulgação de mais esta valiosa ferramenta de difusão de informações a respeito de uma verdadeira paixão dos brasileiros, o automobilismo. Olha a "apresentação" dos nossos novos parceiros:

Todo conteúdo automotivo do Brasil e do mundo para você!
Conheçam o que há de novo no mundo automotivo. Fotos, vídeos, comentários e espaço para que você possa dar a sua opinião.

Não fique por fora do que está acontecendo no mundo automobilístico, acesse já:

http://www.newsmotors.com.br/

Acompanhe alguns destaques do site News Motors


Ford revela equipamentos do novo EcoSport Titanium



A Ford enviou para as pessoas cadastradas no site do Novo Ecosport informações revelando a lista de equipamentos da versão topo de linha do modelo, batizada de Titanium. O modelo trará itens semelhantes (e até superiores) aos encontrados no New Fiesta SE com o pacote de equipamentos mais caro. É provável que esse modelo atinja os R$ 75 mil ou mais.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Jipeiros amapaenses querem voltar à Serra do Navio

Jipes estacionados no alto da Mina A-3, em Serra do Navio, durante a trilha do dia 20 deste mês
Ficou aquele gostinho de "quero mais" na primeira edição da Trilha Pelas Minas da Serra do Navio, segundo andam dizendo os aventureiros que estiveram na Terra do Manganês semana passada. As quebras de alguns brutos na viagem para lá atrasou a programação que teve suspensa a ida até a trilha para o Rio Araguari. Cheia de surpresas e desafios, a viagem que liga os rios Amapari e Araguari, os dois grandes cursos d'água que cortam a região tem direito a muitos abismos, cachoeiras e até a "ladeira brilhosa", que leva muita gente a achar que está passando por diamantes a céu aberto.


A hospitalidade da prefeita de Serra do Navio, Francimar Silva, também influencia o desejo de voltar
N aúltima reunião do Jeep Clube de Macapá, o jipeiro Marcelo Smith propôs a volta da trupe até Serra do Navio, para a conclusão da aventura por lá. O jipeiro Mamute sugeriu que a trilha ocorra num sábado e o domingo fique para se curtir os balneários do lugar. "E também se alguém quebrar na trilha tem a noite toda para consertar pois a volta para casa é longa", sugeriu.

A enorme pedra de manganês na praça da Serra é tradicional cenário para fotografias

Qual é a música que melhor retrata o estilo “jipeiro”

A música sertaneja, em volume alto, costuma provocar até choro em muito marmanjo, como o zequinha Pombo.
Entre os equipamentos e acessórios que não podem faltam num jipe ou picape está o som, é ou não é? Seja para se manter informado a respeito das notícias da cidade onde se passa ou mesmo para descontrair uma viagem ou trilha, dá outro prazer ouvir uma música, seja em que ritmo for. Mas qual o estilo musical mais combina com os jipeiros?
O Blog quer saber a sua opinião, portanto responda até domingo à Enquête no rodapé da nossa página. De modo geral, percebemos que os jipeiros são muito ecléticos na escolha do ritmo. Do sertanejo universitário ao rock, passando pelo forró, pelo brega, flash back, enfim rola de tudo nos toca cd’s ou aparelhos de dvd’s dos brutos 4x4.
A música oficial do Jeep Clube de Macapá, a música “Sou Jipeiro” é um rock daqueles e todo mundo curte. Então está combinado, vote na enquête ainda hoje. O resultado a gente divulga na edição de domingo do Blog.

Lançada oficialmente a 19ª edição da Fenajeep, em Brusque


Prepare-se para a maior festa jipeira do Brasil
O Jeep Clube de Brusque lançou oficialmente no Monthez Hotel & Eventos a 19ª Festa Nacional do Jeep. O evento acontece em Brusque, de 7 a 10 de junho. A expectativa da organização é de o número de visitantes da edição anterior seja superado.

Para esta edição, muitas novidades estão programadas. Uma delas será a realização de um passeio de quadriciclos, que ocorrerá no último dia do evento. Os participantes vão sair do Pavilhão e seguirão rumo ao bairro Batêas, através de trilhas, retornando ao Centro.

Outra atração será o salão off road. Roberto conta que todos os estandes já foram comercializados. "Nós abrimos as inscrições na segunda-feira, dia 7, por volta de 8 horas da manhã. Às 10 horas não tinha mais vagas", explicou ele.

Segundo a organização, "emoção não vai faltar". O evento é o maior do gênero no país e vem crescendo a cada ano, tanto em relação ao número de visitantes, quanto de participantes.

Acompanhe a programação oficial da Fenajeep 2012
DIA: 07/06/2012
17:00 - HASTEAMENTO BANDEIRA NACIONAL
17:30 - CERIMONIAL DE ABERTURA DA XIX FENAJEEP
19:00 – CONFIRMAÇÃO DO JEEP INDOOR E GAIOLA
22:00 - ENCERRAMENTO SALÃO EXPOSIÇÃO

DIA: 08/06/2012
08:30 - ABERTURA DAS BILHETERIAS
09:30 - LARGADA DO INDOOR GAIOLAS
10:00 - ABERTURA DO SALÃO OFF -ROAD
16:00 - JEEPEATA PELO CENTRO DA CIDADE
18:00 - CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES RAID
21:00 - ENCERRAMENTO INDOOR GAIOLAS
22:00 - ENCERRAMENTO SALÃO OFF- ROAD

DIA: 09/06/2012
08:00 – ABERTURA DAS BILHETERIAS
08:00 – CONCENTRAÇÃO PARTICIPANTES DO RAID
08:15 – DESLOCAMENTO DO RAID PARA LOCAL DA PROVA
08:30 – LARGADA TRILHA 4X4 - RADICAL
09:00 – LARGADA JEEP INDOOR
09:30 – LARGADA EXPEDITION
10:00 – ABERTURA SALÃO OFF- ROAD
15:00 – CHEGADA DO RAID
17:00 – ENCERRAMENTO JEEP INDOOR
17:05 – LARGADA INDOOR NOTURNO GAIOLAS
18:30 – PREMIAÇÃO RAID
21:30 – ENCERRAMENTO INDOOR NOTURNO
22:00 – ENCERRAMENTO SALÃO OFF- ROAD

DIA: 10/06/2012
08:00 - ABERTURA DAS BILHETERIAS
09:00 – LARGADA JEEP INDOOR
09:00 – LARGADA DOS QUADRICICLOS
16:30 – DESCERRAMENTO BANDEIRA NACIONAL
17:00 - PREMIAÇÃO JEEP INDOOR E GAIOLAS INDOOR
18:00 – ENCERRAMENTO DA XIX FENAJEEP

A participação de jipeiros do Amapá na Fenajeep

Pelo menos nove casais de associados do Jeep Clube de Macapá confirmaram presença na maior festa jipeira do país, que acontece anualmente na bela cidade de Brusque (SC). Entre eles o presidente do Jeep Clube, o empresário João Cruz e sua esposa, dona Socorro.

Algumas agências de viagem montam pacotes promocionais para a Fenajeep, com passagens aéreas, trabnsfer, hospedagem, alimentação e city tour. Basta procurar uma de sua confiança e negociar, claro.

O Blog também está correndo atrás de patrocínio para a cobertura do evento o que se vier a ocorrer será de grande valia para a trajetória do Sou Jipeiro.  

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Trilha na Serra do Navio termina com inauguração do "Mirante dos Jipeiros"

Jipeiros fazem pose na praça em frente à Prefeitura de Serra do Navio antes de iniciar a trilha
Como sempre acontece por onde quer que andem, os pilotos do Jeep Clube de Macapá ganharam uma recepção digna dos grandes campeões em Serra do Navio, cidade a 193 quilômetros de Macapá e a 300 metros acima do nível do mar. Mas o diferencial foi que a passagem dos jipeiros e seus familiares acabou por deixar para o lugar mais uma atração turística, o Mirante dos Jipeiros, como foi batizado um observatório no platô da montanha A-3, uma antiga mina de extração de minério de manganês pela Icomi, a empresa que construiu a vila ainda na década de 50.
Os jipeiros foram em grande número para a viagem, com 16 veículos percorrendo os inúmeros atrativos turísticos da região, como a área industrial, a Lagoa Azul, a Torre (onde ainda existe um heliponto), além de balneários e cachoeiras. "Ficamos muito felizes por receber os jipeiros, afinal são verdadeiros embaixadores do turismo no Amapá, então que possam contar por onde andam as belezas do nosso município e voltem sempre", disse Francimar Silva (PT), prefeita da Serra.
O último grupo a chegar a Serra do Navio foi este, na manhã de domingo, depois de panes na estrada
A chegada dos jipeiros ocorreu em três grupos, pois durante a jornada até a chamada Cidade Alta tivemos "baixas" na frota, com alguns veículos quebrando no caminho. "Mas jipeiro que sai unido chega unido", ensina o presidente do Jeep Clube, o empresário João Cruz. Para se ter uma idéia da solidariedade jipeira, um dos jipes do grupo teve o eixo diferencial traseiro quebrado, sendo substituído horas depois por outro, transportado de Macapá até Porto Grande, onde seu dono, Fernando X do Sul pregou.
Já o piloto Rodrigo Catarinense teve o semi-eixo da Jabirada (F-75) danificado na viagem. Uma nova peça foi "fabricada" numa oficina da região de Pedra Branca e depois de substituída levou a picape com cara de mau para Serra, onde teve uma entrada triunfante na cidade. "Ela está louca para pegar a trilha", disse o dono da relíquia sobre rodas.
A movimentação jipeira motivou o mineiro aposentado Claudio Barbosa a voltar à velha mina A-3
Reconhecimento - Um dos coordenadores da expedição era o piloto e jornalista Cleber Barbosa, que é natural de Serra do Navio. Foi com a ajuda de seu pai - mineiro aposentado pela Icomi - que foi possível escolher o local para a inauguração do Mirante. Antonio Claudio Barbosa, 67, trabalhou por mais de 30 anos na mineração de manganês e conhece muito bem o lugar. "Também devemos agradecer à Prefeitura local, que cedeu uma máquina para a gente poder abrir caminho até o alto da montanha, que não era visitado há mais de quinze anos", recorda Cleber.
Dá uma olhada como estava o antigo acesso da mina A-3 que deu trabalho ao operador da retroescavadeira

Os funcionários da prefeitura que atuaram no trabalho também são ex-funcionários da mineradora Icomi, conhecidos como Sabá Beira-Rio e Pato Rouco, encarregado e operador de restroescavadeira, respectivamente.

A caravana jipeira visitou o estádio de futebol que deu muito orgulho aos serranos
A expedição percorreu ruas da cidade e também o antigo Estádio do Manganês Esporte Clube, cujo gramado ainda é considerado um dos melhores do Amapá. De lá o grupo visitou outros pontos da antiga mina até chegar ao Mirante dos Jipeiros, inaugurado com muita simplicidade, mas muito simbolismo. "Essa foi a inauguração mais original que eu já participei", disse o piloto José Maria Estaves, o Zé da Avicap. Durante a cerimônia a prefeita Francimar destacou que a iniciativa jipeira deixaria uma grande contribuição também para a defesa cicil do município, afinal é comum a ocorrência de incêndios florestais e a trilha jipeira deu novas possibilidades de acesso.
O zequinha e motoqueiro Pombo na placa que evidencia o ambiente da cidade visitada
O fato é que foi um final de semana inesquecível para a família jipeira, afinal ver esposas e crianças se deliciando nos banhos de água gelada e tirando fotos deslumbrantes em paisagens belíssimas não tem preço. Uma nova ida a Serra do Navio foi anunciada para muito breve, afinal ficou um gostinho de quero mais, pois não deu tempo de visitar muita coisa, como encarar a trilha que liga os rios Amapari e Araguari. Que seja logo!
O comboio jipeiro dá a largada para a expedição pelas minas de Serra do Navio

Confira registros fotográficos da festa jipeira em Serra do Navio

Nenhum detalhe deixou de ser registrado pelas lentes dos jipeiros na Serra do Navio
Nem a noite mal dormida da véspera tirou a animação deste grupo de jipeiros que chegou domingo à Serra

As amigas jipeiras Perpétua e Marly no amanhecer da Serra do Navio
Os buracos da BR-210 provocaram prejuízo a este motociclista que acompanhava os jipeiros
A tradição manda que todo turista tire uma foto em frente a esta enorme pedra de manganês
Portela e Pombo curtindo o visual proporcionado pela altura da montanha
A conquista da montanha é comemorada pelo piloto Fernando X do Sul, no antigo heliponto da Icomi
Piloto Rogério Brito e sua esposa July, na montanha Torre, a 300 metros de altitude
A faixa que batizou oficialmente o mirante no alto da antiga mina A-3, onde se explorava manganês
Todo jipeiro é também um turista. Então eles fazem jus a isso tirando muitas fotos por onde andam
Jipeiros Adenildes e Zé Maria celebram a conquista da montanha A-3
Olha o visual que o Mirante dos Jipeiros proporciona no alto da montanha A-3
Piloto Andrécio (Peixaria Amazonas) também celebra em frente ao Mirante dos Jipeiros
Celebração da amizade jipeira entre os pilotos Zé Carlos, Portela e Cláudio PPG
A jipeira mirim Bruna Valentine ao rádio: "Tâmbo pu sinhô papai!"
Fim de semana jipeiro tem que ter desatolagem, claro
Jipeiros de várias gerações comemoram a expedição pelas minas de Serra do Navio
Com a esposa Hilma em viagem, o piloto Fernando levou o pai para a expedição
A cerimônia de inauguração do Mirante dos Jipeiros contou com a presença da prefeita Francimar Silva (PT)
Jipeiro Fernando e uma nova forma de acessar a ponte do Balneário Água Fria
Passava das 22 horas do domingo e ainda tinha jipeiro na estrada, mas chegando junto.

Piloto Marcelo Smith para Papagaio: "Você é o cara"

Na volta para casa, olha o Papagaio fazendo o que sabe e o que gosta: mecânica e solidariedade
Na viagem de volta a Macapá, depois da longa jornada até Serra do Navio, o Blog registrou um diálogo via rádio entre os pilotos Marcelo Smith e  José de Andrade, o popular Papagaio. Foi uma coisa linda, de arrepiar mesmo. E olha que estamos falando de dois caras maduros, espirituosos, brincalhões, enfim, dois autênticos jipeiros. Ocorre que estávamos chegando ao quilômetro 9 da BR-210 e o grupo logo iria se separar, com alguns rumando para a zona norte de Macapá e outros pegando o "Ramal do Nove" para ir à zona oeste e de lá os bairros da zona sul. Isso tudo para dizer que era uma despedida momentânea.
Marcelo Smith com a esposa Marly e o Rodriguinho

Graça - Papagaio dança com a térmica


Mas o piloto Marcelo foi além. Admitiu ter se afastado por uns tempos do Jeep Clube, depois de ter sido um dos pioneiros, mas que um dos motivos para a volta era poder contar com gente como o amigo Papagaio, um dos grandes mecânicos da cidade. "Queria te agradecer por tudo amigo, pelo apoio, solidariedade, companheirismo e até pelo seu bom humor. Você é uma pessoa maravilhosa", disse Smith.

Papagaio demorou uns instantes para responder o rádio, certamente tocado pela manifestação do irmão de lama. Mas respondeu. "Eu também agradeço amigo, e desejo tudo de bom para você e sua família", disse o experiente piloto, que durante a volta para a Capital precisou ir várias vezes para debaixo de alguns veículos em pane.


Além de exímio mecânico Papagaio é um dos mais experientes pilotos do Jeep Clube de Macapá
Só ele -  Em uma das paradas para reparos, Papagaio pregou um grande susto na turma, pois segurava com uma chave uma porca dos sistema de direção da Jabiraca do Rodrigo Catarinense, enquanto outro mecânico apertava o parafuso, com o pé. A chave soltou e acertou Papagaio bem na cabeça. Ele soltou um grito e foi ao chão. Os companheiros então se desesperaram, buscando gelo e chamando o mecânico várias vezes. Diante da insistência de Marcelo Smith que o sacudia querendo uma resposta, papagaio disparou: - Espera aí pô, estou contando a última estrela!!! Esse é o nosso papagaio, que está sempre fazendo graça...

O editor.

Pousada Santa Bárbara faz jus à beleza da Serra do Navio

A Pousada Santa Bárbara aproveitou a geografia do terreno e garantiu um visual arrojado ao empreendimento
Os jipeiros que se hospedaram na Pousada Santa Bárbara se deram bem. O empreendimento foi muito elogiado pela beleza arquitetônica e bom gosto do visual, tendo um dos pontos altos na decoração recheada de fotos antigas dos áureos tempos da lavra de manganês, pela mineradora Icomi (Indústria e Comércio de Minérios S.A.), que construiu a vila de Serra do Navio. 


A família do jipeiro Andrécio Bastos, a esposa Thaís, o filhão Heitor e sua sogra Sueli
Os apartamento são espaçosos e climatizados, com tv a cabo e um restaurante bem aconchegante e com ótima cozinha. O valor da diária com café da manhã é de R$ 150, e fez alguns jipeiros pedirem desconto ao gerente caso alugassem mais de um apartamento. Para informações e reservas o contato é com o gerente Fausto Santos, pelo e-mail faustojsantos@hotmail.com ou pelo fone (96) 3321-1193.


A decoração da pousada utiliza fotos históricas da bela trajetória do projeto Icomi no Amapá
O complexo hoteleiro Santa Bárbara tem ainda o requintado Restaurante Dom Acácio
Visual da pousada foi aprovado por este grupo de jipeiras

terça-feira, 22 de maio de 2012

Propriedade de Jipeiro vira "entreposto" para expedições off-road

A chácara do piloto Mamute é como coração de mãe, ou seja, sempre cabe mais um jipeiro.
Uma chácara localizada no Ramal do Vila Nova, na comunidade Cupixi, virou uma espécie de entreposto para as expedições jipeiras rumo a aventuras na região da Perimetral Norte, que liga Macapá a municípios como Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio. No último final de semana, muitos jipeiros parraram lá, seja na ida para I Trilha Pelas Minas da Serra do Navio, seja na volta. O piloto Chicão ficou três dias lá com sua família, pois sua picape Toyota Tahoma teve pane elétrica provocada pela queda da bateria do carro, que soltou-se depois que o bruto bateu forte em um dos incontáveis burados da estrada.

Olha o Mamute num animado bate-papo com o colega jipeiro Samurai
O proprietário da chácara, o também piloto Mamute, disse que é um prazer receber os irmãos jipeiros em casa, tanto que já propôs que quando houver viagens a localidades cujo caminho passe próximo à sua propriedade, que os jipeiros possam dar uma paradinha lá para pernoitar. "Quem puder sair de Macapá na sexta-feira, por exemplo, pode perfeitamente parar aqui para passar a noite e seguir no sábado com o pessoal que só pode sair no fim de semana. Assim a gente chega mais cedo nos locais de trilha e aproveita melhor o domingo", disse João Cruz, presidente do Jeep Clube de Macapá.
Será que as crianças gostaram dessa parada no sítio no Cupixi? Com bote e pescaria, tudo era novidade.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ainda hoje: a cobertura da expedição rumo a Serra do Navio

DOMINADO - Foto histórica da conquista dos jipeiros na mina A-3, que ganhou um mirante
O Blog acompanhou "de palmo em cima" todos os detalhes da expedição do Jeep Clube de Macapá rumo à Terra do Manganês, onde rolou a I Trilha Pelas Minas da Serra do Navio, uma programação que levou 16 brutos de associados jipeiros para a região. O sucesso da programação foi tão grande que até um mirante foi inaugurado por lá, com direito a participação da prefeita e lideranças locais, no alto de uma montanha onde os aventureiros fixaram uma faixa marcando o terreno e denominando como "Mirante dos Jipeiros" o lugar que já se transformou no mais novo ponto turístico da Serra. A cobertura completa você acompanha ainda hoje a partir das 21 horas.