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segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

VIAGEM VAI VIRAR LIVRO: Aventura até o Chuí será imortalizada

TURISMO / Na maior viagem de sua vida, jipeiro amapaense prepara publicação de um livro com todos os detalhes da “Expedição do Oiapoque ao Chuí”.
A foto histórica da conquista do Arroio Chuí vai ilustrar certamente a obra literária do piloto Otávio Cardoso, que quer lançar este ano o livro com todos os detalhes da maior viagem de sua carreira como jipeiro do Amapá.

Cleber Barbosa/Diário do Amapá
Editor de Turismo

Vai virar livro o diário de bordo da “Expedição do Oiapoque ao Chuí”, realizada em janeiro por associados do Jeep Clube de Macapá. Escrita pelos jipeiros Otávio Cardoso e Eduardo Júnior, a obra será uma visão realista da viagem, com todos os bastidores, acertos e erros. “Não vou deixar nada de fora”, diz o piloto Otávio, idealizador do projeto do livro. E deve ter muita história pra contar mesmo, afinal foram vinte dias de aventura e 6,1 mil quilômetros percorridos.
Otávio, que é servidor público, diz que essa foi de longe a maior viagem que já fez de Jeep em sua vida. E olha que o cara é rodado. Já foi em viagens como passar o Carnaval em Óbidos (PA), à usina de Tucuruí (PA), aos Lençóis Maranhenses (MA) e até em um tour pelo Nordeste, tudo a bordo de um 4x4. “A viagem por estrada embora seja mais demorada proporciona muito mais opções de passeio, sem contar que a gente economiza com táxi ou aluguel de carro. E ir em um carro com tração nas quatro rodas amplia ainda mais esse horizonte de possibilidades de aventura”, diz, descontraído.
Otávio explica que o projeto original era apenas fazer um diário de bordo, tomando nota de cada cidade visitada, as distâncias e, claro, as quebras do Jeep. E não foram poucas, cinco ao todo. Ele tem na ponta da língua as peças quebradas. “Foram dois semieixos, um rolamento de roda, um eixo da caixa de marcha e um disco de embreagem”, enumera o aventureiro amapaense.
"É uma viagem que ficará para a posteridade, para contar a meus filhos e netos, podendo provar".
Otávio Cardoso, jipeiro.
Solidariedade - O piloto conta ainda que uma das coisa que mais lhe marcaram na viagem foi a aceitação por parte das pessoas que encontrava pelo caminho. “Isso foi algo realmente inesquecível, pois todos demonstravam uma grande simpatia pelos jipes antigos e ficavam impressionados com a grandeza da viagem, afinal estava escrito no para-brisa que a viagem era do Oiapoque ao Chuí”, diz Otávio. Ele também diz que fez muitas amizades e que as pessoas continuam interagindo com ele e seus parceiros por telefone ou redes sociais. Ele abriu um perfil no Facebook com todos os detalhes da aventura (JeepOiapoqueChui).
Otávio diz que até abril terá reunido todas as informações do livro, quando enviará a um amigo em Belém que assinará a revisão. “Mas estamos abertos a algum editor interessado em publicar a obra”, dia o autor. A previsão é que o livro tenha entre 300 a 400 páginas, com bastante ilustrações, planilhas e fotos da viagem. Mais informações sobre a obra e demais contatos podem ser feitos pelo celular (96) 99152-8844.

Jipeiros gaúchos virão a Macapá em setembro
Um dos objetivos da expedição “Do Oiapoque ao Chuí” era exatamente divulgar essa marca, sinônimo de grandiosidade e extensão territorial do Brasil. E o piloto Otávio Cardoso diz que foram várias as pessoas que revelaram ter o sonho de cruzar o país de uma ponta a outra. “Mas os associados do Jeep Clube de lá do Chuí e outros do Uruguai que estiveram conosco na fronteira garantiram que vão fazer o caminho de volta, vindo do Sul até o Norte, mas não de Jeep Willys”, entrega.
E a data para que retribuam a visita deverá ser o mês de setembro, quando Macapá sediará o Fest Jeep no Meio do Mundo, um dos principais eventos do calendário anual do Jeep Clube de Macapá. “É oportuno que venham nessa época, pois nossa competição faz parte da programação do Equinócio da Primavera, portanto é uma das principais atrações turísticas do estado”, diz.
Otávio diz que o projeto de escrever um livro sobre a aventura vai garantir que os registros jamais sejam esquecidos, pois dificilmente outra será feita daqui para lá, devido a todo o planejamento e logística necessários. “É uma viagem que ficará para a posteridade, para contar a meus filhos e netos, podendo provar tudo o que disser a eles”, encerra o piloto.

Piloto escreve em seu diário de bordo a satisfação pelo feito histórico
Os números da expedição “Do Oiapoque ao Chuí” evidenciam muito bem a grandiosidade da viagem. Foram 20 dias na estrada, sendo que 36 horas a bordo de uma balsa da empresa NorteLog, que fez a travessia dos jipes entre Macapá e Belém; Ao todo, uma distância percorrida de 7.600 quilômetros, sendo que 6.100 rodando em asfalto, com 110 quilômetros em estrada de terra, no trecho entre Oiapoque e Calçoene; foram mais de 300 cidades visitadas, em 10 estados brasileiros (Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Otávio teve como copiloto o amigo Eduardo Smith e usaram um Jeep Willys original, ano 1969, cedido pelo amigo Cláudio PPG, pois o carro de Otávio é um Jeep Cherokee, que não se enquadra no perfil exigido pelos organizadores da expedição, que só queriam o veterano Jeep Willys.
Antes de retornar para Macapá – o que foi feito de avião – o piloto Otávio Cardoso fechou seu diário de bordo com a seguinte mensagem:
“Hoje dia 24/01/2015 partimos para o Amapá, nossa terra natal, mas a sensação é de dever cumprido, de conhecer esse Brasil maravilho, de saber o que representa levar um pouco do norte ao sul. Foi a realização de um sonho que atingiu não só os expedicionários, mas todas as pessoas pelos lugares por onde passamos que direta e indiretamente tiveram contato com a expedição e puderam se sentir parte dela. Meu nome e Otávio Cardoso, moro em Macapá-AP, aqueles que quiserem fazer contato para saber detalhes da expedição poderão fazê-lo pelo email otavioneto.cardoso@hotmail.com ou pelo Whatsapp 96 991528844”

CURIOSIDADES
Piloto Otávio Cardoso e seu copiloto Eduardo Smith
- A distância em linha reta entre Chuí (Rio Grande do Sul) e Oiapoque (Amapá) é 4.180,41 km, mas a distância de condução é 5.577 km.
- O Chuí é a cidade mais meridional do país, a qual faz fronteira com a cidade do Chuy, no Uruguai.
- Possui uma população de 5.919 habitantes, constituída por brasileiros, uruguaios e árabes palestinos (estes últimos muito ligados ao comércio).

6.100Km.
Distância rodoviária percorrida pela Expedição.

NA FRONTEIRA

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Empresa em São Paulo oferece passeios em esportivos clássicos

© Redação / Foto: Divulgação 


O espaço Box 54, criado para abrigar veículos clássicos, divulgou ontem (12) a parceria firmada com a empresa Drive4Fun, especializada em aluguel de carros clássicos e esportivos. Com isso, as empresas passam a disponibilizar para aluguel modelos como Ferrari F355 Berlinetta, Porsche 911 Carrera ou até mesmo clássicos como Chevrolet Impala, Ford Fairlane e Ford Mustang Boss 302.
Sediado em Araçariguama, no interior de São Paulo, o Box 54 foi inaugurado em setembro do ano passado e oferece aluguel para vagas para veículos - estão incluídos serviços como limpeza, verificação dos pneus e manutenção de fluidos. Mensalmente, cada vaga custa de R$ 250 para motos a R$ 500 para carros. O aluguel de veículos, por sua vez, custa desde R$ 250 para dirigir o Mustang Boss 302 por 11 km e chega a R$ 2.300 no combo de Ferrari e Porsche por 110 km (55 km cada) - estão disponíveis trajetos de 11 km, 24 km, 32 km e 55 km para todos os modelos.

Serviço
Box 54
Local: Estrada Gregório Spina, 341 - Galpão O - Distrito Industrial
Araçariguama (SP) - CEP 18147-000
Para dúvidas a empresa disponibiliza o telefone (11) 4204-1280, além do site oficial
 
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sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Os 10 carros que mereceriam um Oscar de 'Melhor Performance Automotiva'

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável por definir os indicados ao Oscar – principal premiação da indústria cinematográfica -, bem que poderia criar uma categoria ‘Melhor Performance Automotiva’ para premiar os carros que muitas vezes roubam a cena em filmes consagrados (ou não). Aproveitando que neste domingo (22) as principais estrelas da sétima arte se reunirão em Los Angeles para mais uma premiação, oWebMotors resolveu fazer uma homenagem aos 10 ‘carangos’ que mereciam guardar uma estatueta dourada em suas garagens por suas atuações inesquecíveis.
Consulte: preços de carros novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.
10° - FORD MUSTANG SHELBY GT500 1967

Talvez o carro mais cultuado nas telonas, o Ford Mustang foi protagonista ao lado de Nicolas Cage, Angelina Jolie, Will Patton e Robert Duvall do filme ‘60 Segundos’ (Gone in Sixty Seconds, 2000), ‘remake’ do filme de mesmo nome de 1974. Na trama, Cage, que vive o ladrão de carros aposentado Randall ‘Memphis’ Raines, tem que voltar à ativa com sua antiga equipe de criminosos para roubar 50 veículos em uma noite e salvar a pele de seu irmão mais novo. O protagonista desta lista de máquinas fantásticas, no entanto, é um Shelby GT500 1967 chamado de Eleanor, com quem Memphis tem um passado, digamos, conturbado. O Mustang é personagem principal em uma fantástica cena de perseguição.
9º - PORSCHE 928

No início da década de 1980, o ator norte-americano Tom Cruise surgia como uma das mais promissoras estrelas de Hollywood do filme ‘Negócio Arriscado’ (Risky Business, 1983). Na trama, o superesportivo da marca alemã é o ‘xodó’ do pai do estudante universitário/playboy Joel Goodson, interpretado por Cruise. Durante uma viagem de seus pais, Goodson, em meio a diversas ações complicadas – entre elas se envolver com uma garota de programas vivada pela belíssima Rebecca De Mornay e tornar-se meio que um gigolô -, ele resolve desafiar a ordem do pai de não tocar no carro, e sai pelas ruas de Chicago (Estados Unidos) ‘apavorando’. Claro que a irresponsabilidade do jovem acaba sobrando também para o excêntrico, digamos assim, Porsche 928.

O renascimento do Chevrolet Camaro nos anos 2000 rendeu ao muscle car papel de destaque na saga Transformers (2007). O carro é o personagem Bumblebee, membro do Autobots, gigantescos robôs alienígenas que representam o bem na luta contra o mal, representado pelos Decepticons. O filme que tem a direção de Michael Bay, produção de Steven Spielberg e a participação do talentoso Shia LaBeouf e da sexy Megan Fox foi responsável por ‘popularizar’ a imagem do Camaro, especialmente o amarelo, que no Brasil ganhou até música: Camaro Amarelo, da dupla Munhoz & Mariano.
7º - TOYOTA SUPRA 1994

Referência de esportividade entre os fora-de-série da indústria automobilística japonesa, o Toyota Supra ganhou espaço de destaque no primeiro filme da saga de ‘Velozes & Furiosos’ (The Fast & The Furious, 2001). Na cor laranja e altamente modificado, o modelo é montado pela gangue liderada por Dominic Toretto, personagem de Vin Diesel, e ‘dado’ para Brian O’Conner (Paul Walker). Na trama, Walker é um policial que se infiltra no mundo dos rachas para prender a quadrilha responsável por assaltos a cargas valiosas de caminhões. Em uma das cenas, o Supra vence uma Ferrari F355 em uma corrida pela costa californiana.
6º - ASTON MARTIN DB5 1964

Entre os maiores ícones automotivos do cinema, o Aston Martin DB5 1964 é, sem sombra de dúvidas, o mais refinado. Elegante. Muito, claro, se deve ao fato de ser conduzido por um dos maiores personagens do cinema, o agente do serviço secreto britânico Bond; James Bond. Conhecido também como 007, Bond apareceu pela primeira vez ao volante do clássico esportivo no filme ‘007 Contra Goldfinger’ (Goldfinger, 1964), estrelado por Sean Connery. O modelo chegou a aparecer ainda em outros quatro filmes da série: ‘007 Contra Goldfinger’; ‘007 - O Amanhã Nunca Morre’; ‘007 - Cassino Royale’; e ‘007 – Operação Skyfall’. Em alguns dos filmes, o DB5 aparece apenas passeando. Em outros, no entanto, seu potencial é explorado pelo agente.

De todos os nossos homenageados com a estatueta da academia, somente ele, o Fusca, traz no currículo um filme com seu nome. ‘Se Meu Fusca Falasse’ (The Love Bug, 1968), na realidade, é o primeiro de uma longa série que traz o Volkswagen mais simpático de todos os tempos como protagonista. Neste, no entanto, o Fusca, que interpreta o personagem Herbie, é um carro de corridas temperamental, que tem um relacionamento muito próximo ao mecânico, mas de conflito com o piloto. Nas corridas pelo mundo, Herbie vence inúmeros carros conduzidos por um piloto que é dono de uma concessionária de carros e que tenta sacanear Herbie e sua equipe em todas as corridas.
4º - PLYMOUTH FURY 1957

Este clássico é simplesmente um dos carros mais cultuados entre os aficionados por filmes de terror. O Plymouth Fury é o protagonista do filme ‘Christine, O Carro Assassino’ (Christine, 1983). Baseado no livro escrito pelo mestre do estilo thriller Stephen King, o filme conta a história de um estudante tímido que tem seu comportamento completamente alterado à medida que vai restaurando seu Fury 1957. Na tentativa de ajuda-lo voltar a pessoa que era antes, sua namorada e seu melhor amigo (único, aliás), descobrem que o carro, que tem um passado a responsabilidade por inúmeras mortes, é o principal responsável por tudo. Eles, então, tentam destruir de todas as formas o Plymouth, que passa a ter vida própria.
3º - FERRARI 250 GT SPYDER CALIFORNIA 1962

Clássico da ‘Sessão da Tarde’ (Rede Globo), o filme ‘Curtindo a Vida Adoidado’ (Ferris Bueller’s Day Off, 1986) imortalizou o personagem Ferris Bueller, vivido por Matthew Broderick, um adolescente que mata aula para, como diz o próprio filme, curtir ‘a vida adoidado’. Para não fazer isso sozinho, ele tira da cama o seu hipocondríaco amigo Cameron Frye (Alan Ruck) e da escola sua namorada Sloane Peterson (Mia Sara). No entanto, para rodar em grande estilo pelas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, Ferris convence Cameron a tirar da garagem a Ferrari 250 GT Spyder California 1962 que pertence ao pai de seu melhor amigo. O esportivo clássico, e de quilometragem baixíssima, claro que passa por poucas e boas, assim como o trio.
2º - FORD MUSTANG GT 1968

Muitos consideram a melhor perseguição policial da história do cinema. Nela, Frank Bullit, detetive da Polícia de São Francisco interpretado por Steve McQueen, persegue um Dodge Charger a bordo de seu belíssimo Ford Mustang GT 1968. McQueen, que participou das cenas por ser um excelente piloto – chegou a participar profissionalmente de corridas, por isso até ganhou o apelido de ‘King of Cool’ -, faz misérias com o carro pelas ladeiras da cidade norte-americana. Bullit, na realidade, tenta descobrir quem são os assassinos de uma testemunha-chave de um caso e de um policial. Ah, faltou o nome do filme: Bullit (1968), claro!
1º - DELOREAN DMC-12

Na vida real, o carro foi um fracasso. No entanto, nas telonas, mereceria um Oscar pelas atuações na trilogia ‘De Volta para o Futuro’ (Back To The Future, 1985). O DMC DeLorean, carro inusitado que abria as portas para cima e tinha motor Peugeot, torna-se, pelas mãos do professor Emmett Brown, vivido pelo genial Christopher Lloyd, uma máquina do tempo, que é utilizada em inúmeras situações durante os três filmes da série, para corrigir – no passado e no futuro – situações que interfiram diretamente na vida presente de Marty McFly (Michael J. Fox) e também na do próprio cientista Brown. O carro é tão explorado na série que chega a voar, para poder rodar no futuro, onde os carros apenas voam. Por conta deste filme, o DeLorean pode ser considerado o ícone dos anos 1980. 
Mande para o WebMotors os carros que você considera que também mereceriam um Oscar de 'Melhor Performance Automotiva': editorial@webmotors.com.br

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Demonstrações de desmontagem de Jeep por militares do Exército

Desmontando e montando um Jeep em menos de 4 minutos


Soldados do Exército Brasileiro também fazem bonito!



O que dirige um milionário? Conheça oito carros de Eike Batista

De exemplo de empreendedorismo a acusado de seis crimes na Justiça Federal, entre eles manipulação do mercado e uso indevido de informação pivilegiada: a carreira de Eike Batista no mundo dos negócios ganha um capítulo novo a cada dia. Mas ainda assim, com tantos escândalos e polêmicas, o ex-sétimo homem mais rico do planeta conseguiu aproveitar bem seu auge, principalmente quando o assunto é ostentar alguns milhões em carros. Nossa lista apresenta algumas das máquinas não só de Eike, mas também de seus filhos, esposa e ex-esposa - importante destacar que as imagens desta matéria apenas ilustram os veículos ligados ao empresário e a alguns de seus familiares.
Confira oito das máquinas do empresário:
LAMBORGHINI AVENTADOR

Atualmente o quinto carro mais caro do Brasil, o Aventador era elemento de decoração na sala de Eike Batista. O superesportivo de R$ 2,8 milhões de foi recentemente apreendido pela Polícia Federal na operação de bloqueio de bens do ex-milionário. O Aventador chega aos 100 km/h em 2,9 segundos graças ao 7.0 V12 de 700 cv. Agora, está parado no pátio da Justiça do Rio de Janeiro.
SMART FORTWO

Apreendido na mesma operação que tirou o Aventador de Eike, o Smart era de uso pessoal da família dele. Valendo R$ 60 mil na tabela FIPE, o compacto possui motor 1.0 turbo de três cilindros e agora também apenas repousa do lado dos outros carros do empresário no pátio da PF. Além dele, mais R$ 90 mil em espécie, R$ 37 mil em moedas estrangeiras, um piano, 16 relógios, um ovo Fabergé e até o celular de Eike foram levados na última sexta-feira (6).
TOYOTA SW4

Mais humilde da nossa lista, três unidades do SUV foram tomados pela PF na operação já citada. Usados pela segurança pessoal da família de Eike, os três modelos são da versão mais cara do utilitário, a SRV com motor 3.0 turbodiesel e tração integral avaliada em R$ 185 mil.
PORSCHE CAYENNE TURBO S

Também na ultima ação da PF na residência do empresário, um Porsche Cayenne branco foi recolhido. Na versão Turbo S, o SUV é equipado com um V8 biturbo de 550 cv, que podem levar este monstro aos 100 km/h em até 4,3 segundos. Modelo 2013, vale, de acordo com a tabela FIPE, R$ 716 mil.
MERCEDES-BENZ SLR MCLAREN

Mais famoso dos carros do clã Batista, o SLR McLaren ganhou notoriedade após o filho de Eike, Thor Batista, atropelar e matar um ciclista, enquanto dirigia em alta velocidade na BR-040, que liga o Rio de Janeiro à Petrópolis em 2012. O esportivo na época custava cerca de R$ 3 milhões e era equipado por um V8 de 5.4 litros sobrealimentado por um compressor mecânico que levava o bloco a produzir 626 cv.
ASTON MARTIN DBS

Após o acidente com o SLR McLaren, Thor foi visto poucos dias depois ostentando já outro superesportivo: o Aston Martin DBS. Por cerca de R$ 600 mil, o cupê trazia um enorme V12 aspirado de 6 litros de 510 cv. Este, por sua vez, manteve-se intacto.
FERRARI 458 ITALIA

Também com Thor, e também pouco depois do acidente, outro esportivo com a assinatura de Eike Batista rodava pelas ruas do Rio de Janeiro. Os 570 cv do esportivo eram dirigidos pelo Rio de Janeiro pelo filho do empresário. Em 2012, o italiano valia R$ 1,3 milhão.
BMW X5

Carro da ex-mulher de Eike, Luma de Oliveira, o X5 de 2012 foi apreendido na casa da ex-modelo nesta quinta-feira. Junto com dois Toyota SW4, o carro foi levado na manhã desta quinta-feira (12). Modelo de segunda geração do SUV, o X5 carrega um seis cilindros em linha de 3 litros e câmbio automático de 8 marchas. Com o X5 na lista, o valor total de bens bloqueados pela Justiça chega à R$ 3 bilhões - este valor não levando em conta apenas os carros.
12/02/2015 | Texto: Redação WebMotors | Foto: Polícia Federal
Redação WebMotors
Redação WebMotors
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