CLAUDIO DE SOUZA - UOL
Enviado especial a Campinas (SP)
A tendência do design automotivo, de um modo geral, é afilar cada vez mais os veículos e suas partes. Carrocerias ficam mais curvilíneas, elementos como faróis e retrovisores se adelgaçam. A Mercedes-Benz não foge à quase-regra: em termos visuais, a recente reestilização do best-seller Classe C foi pouco além de espichar os faróis. Mas há uma exceção no portfólio da marca alemã, mantida propositalmente "tosca" há mais de 30 anos: o Classe G.
Linhas e ângulos retos, faróis redondos, grade frontal que parece desenhada numa lição de artes do pré-primário, traseira de carro-forte: o "jipão" Classe G é uma lição de anacronismo estilístico, tanto quanto o é o Defender da Land Rover. Pode-se advogar em favor deles usando termos como "tradicionais" e "idiossincráticos", mas não dá para negar que são pontos fora da curva do bom senso. Basta compará-los a outros utilitários dessas mesmas duas marcas
O jipão -- aliás, melhor dizer "jipaço", como se verá adiante -- da Mercedes é vendido no Brasil desde 1991, mas os bons ventos que vêm empurrando as vendas de importados no país inflaram as perspectivas comerciais do Classe G. No ano passado, apenas nove unidades foram emplacadas por aqui. Para este ano, a projeção é chegar a 19 carros. Mais que o dobro.
Essa meta levou a Mercedes a realizar, até o final desta semana, uma ação de marketing para que jornalistas, concessionários e potenciais compradores (apenas a convite) conheçam de perto os predicados do Classe G, especialmente em situações fora-de-estrada -- a brincadeira inclui uma trilha na região de Campinas (SP), repleta de obstáculos intransponíveis por carros comuns. O motorista gasta cerca de 30 minutos para percorrê-la. UOL Carros a conheceu nesta quarta-feira (27).
QUANTO É, COMO É
O Classe G é importado ao Brasil apenas na configuração assinada pela AMG, divisão de performance da Mercedes. Seu nome completo, portanto, é G 55 AMG, referência à capacidade cúbica de 5.439 cm³ (arredondado para cima, como nos 63 AMG) do propulsor de oito cilindros em V, sobrealimentação por compressor mecânico e 507 cavalos de potência.
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