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segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Toyota Bandeirante, quadrado sim, mas muito resistente

Piloto Marcelos Smith, do Jeep Clube de Macapá, possui uma Bandeirante e se diz apaixonado pelo jipe
Toyota Bandeirante ou Bandeirante é um modelo de automóvel de tração nas quatro rodas da montadora japonesa Toyota, sendo encontrado como jipecurto ou longo, picape e caminhão pequeno. Em outros países também é conhecido como série J4 da linha Land Cruiser.


História

A Toyota Bandeirante foi inicialmente montada no Brasil, inicialmente ainda sob o nome Land Cruiser FJ-251 (Série J5), a partir de 23 de janeiro de 1958.
Assim, o Land Cruiser brasileiro passou a ser a série J5, em contraste à série J4 japonesa. Mas a série J5 que designa o Land Cruiser brasileiro não pode ser confundida com a série J5 do Land Cruiser japonês, um Station Wagon(perua longa com quatro portas que nos anos 60 foi produzida principalmente para o mercado norte-americano, onde obteve um considerável sucesso).
A fabricação do Bandeirante no Brasil foi nacionalizada a partir de maio Maiode 1962[1]. A produção só se encerrou em Novembro de 2001[2]. Nesse período, o mais longo que um mesmo modelo de automóvel já teve de produção no Brasil, foram montadas 103.750 unidades, que sobem para 104.621 se somados os Land Cruisers montados em CKD.[1][3]
É conhecido pela sua robustez e capacidade de se deslocar em terrenos desfavoráveis aos automóveis de passeio.[1]. De 1958 a 1962, foi equipado com o motor 2F da Toyota, um 4.0 de baixa rotação a gasolina, com 6 cilindros e que desenvolvia 110 cv a 2.000 rpm. Logo se viu, porém, que a gula por gasolina desse motor diminuia o alcance do veículo excessivamente, tornando-o inviável para o interior brasileiro daqueles anos. Assim, com a nacionalização da fabricação em 1962, o modelo foi renomeado Toyota Bandeirante e equipado com o motor OM-324 (algumas fontes afirmam o motor ter sido um OM-326) da Mercedes-Benz, um 3.8 a diesel com quatro cilindros que desenvolvia 78 cv a 3.000 rpm e que rendeu o apelido de "Britadeira" ao veículo. Em 1973, o OM-324 foi seguido pelo OM-314, também da Mercedes-Benz. O OM-314 é um 4.0 de quatro cilindros a diesel que desenvolve 85 cv a 2.800 rpm. Esse motor ficaria até 1990, ano em que foi substituído por outro motor Mercedes-Benz, o OM-364. O OM-364 é outro 4.0 a diesel, mas cuja potência é de 90 cv a 2.800 rpm. Foi por causa dos motores OM da Mercedes-Benz que a linha Bandeirante de 1962 a 1994 seria chamada de série OJ5. Mas o ano de 1994 marcaria o fim dos motores da Mercedes-Benz. Naquele ano, o Bandeirante passou a ser equipado com o propulsor Toyota 14B, um 3.7 com quatro cilindros, sempre a diesel, que chega a 96 cv a 3.400 rpm.
De modo geral, o Bandeirante sofreu poucas mudanças ao longo de sua fabricação[4]. Muito ultrapassado em termos de design quando da época do Plano Real, a onda de importações abalou suas vendas em especial por causa do Land Rover Defender.[carece de fontes]
Como o veículo não atenderia às normas brasileiras de emissão de poluentes que entrariam em vigor a partir de 2002, sua montagem foi encerrada pela Toyota do Brasil.[4] A cerimônia de encerramento da produção do Bandeirante ocorreu na montadora instalada emSão Bernardo do Campo no dia 28 de Novembro de 2001 e contou com a participação de cerca de 500 funcionários da empresa.[4]

Bandeirante 1985 modelo capota de lona, em reforma, sendo rebocado por Bandeirante 1988 modelo curto capota de aço, em TaguatingaDistrito Federal.





Motorizações

PeríodoFabricanteTipoPotência
(DIN)
Potência
(SAE)
Torque
(DIN)
Torque
(SAE)
1961 à 1972Mercedes BenzOM-32478cv
a
3.000rpm
19,6mkgf
1973 à 1990Mercedes BenzOM-31485cv
a
2.800rpm
94HP
a
2.800rpm
24mkgf
a
1.800rpm
26mkgf
a
1.800rpm
1991 à 1993Mercedes BenzOM-36490cv
a
2.800rpm
-27mkgf
a
1.400rpm
-
1994 à 2001Toyota14B96cv
a
3.400rpm
-24,4mkgf
a
2.200rpm
-
Fonte: Wikipedia

Aventureiro decide cruzar as américas em um Toyota Bandeirante



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