A Toyota acabou de lançar a linha 2014
do RAV4 no mercado brasileiro. O utilitário esportivo chega com novos
itens de série para as suas três versões de acabamento, nova cor e
porta-malas com capacidade ampliada. Ao conversar com um vendedor sobre o
SUV, ele confirmou algo que me interessou muito, mas sobre outro
Toyota: o Corolla! O câmbio do RAV4 “antecipa” a transmissão automática
do novo sedã!
Disponível em todas as concessionárias
da marca desde o dia 1º de fevereiro, o RAV4 permanece sendo
comercializado em três versões, com duas opções de motor e duas de
câmbio. Os preços estão dentro do esperado, mas poderiam ser mais
baratos. Confira:
- 2.0 16V 4X2 e câmbio CVT com modo sequencial de 7 velocidades – R$ 101.820
- 2.0 16V 4X4 e câmbio CVT com modo sequencial de 7 velocidades – R$ 119.990
- 2.5 16V 4×4 e câmbio automático Super ECT de 6 velocidades – R$ 129.590
As versões 4X4 do RAV4 2014 ganharam de
série navegador com GPS integrado na central multimídia. O aparelho, que
incorpora ainda leitor de DVD com funções para escolha de idioma,
legenda, ângulos e tamanho de imagens, está disponível em uma tela de 7”
sensível ao toque.
O sistema multimídia possibilita, ainda,
visualização e navegação na tela touchscreen de websites. O acesso à
internet ocorre pela rede 3G (ou 4G) do celular de um dos ocupantes. Ou
seja, é possível utilizar o multimídia do carro para acessar sites,
assistir e compartilhar vídeos, fotos, entre outras facilidades.
Além do GPS, a versão 2.5 4×4 recebeu
ainda rodas exclusivas de aro 18 polegadas com design na cor preta. As
novas rodas são calçadas com pneus mais largos e com perfil mais baixo –
bonitas mas inadequadas para as “belas” ruas brasileiras (sem contar o
alto preço).
Para a linha 2014, todas as versões do
RAV4 2014 passam a ser equipadas com estepe temporário (aquele mais fino
e estranho), garantindo 71 litros a mais de capacidade no porta-malas,
que subiu de 476 litros para 547 l. Além disso, toda linha RAV4 2014
posse sensor de estacionamento traseiro de série.
Além das atuais, o RAV4 2014 ganhou como
nova cor: marrom metálico – que se junta ao branco perolizado, prata
metálico, preto eclipse e cinza galático.
Outra novidade da linha, segundo a
Toyota, é que para o ano de 2014, ambos os conjuntos mecânicos do RAV4,
2.0 e 2.5, ganharam notas “A” em eficiência no consumo de combustível de
acordo com medições do INMETRO.
De acordo com o órgão governamental, as
versões 2.0 4×2 e 4×4 consomem 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na
estrada. O desempenho da versão 2.0 4×4 foi de 8,7 km/l na cidade e de
10,9 km/l na estrada. Números sempre com gasolina, já que os propulsores
ainda não são flex.
A versão 4×4 topo de linha vem com motor
de quatro cilindros 2.5 16V Dual VVT-i com transmissão automática Super
ECT de 6 velocidades, com inteligência artificial (AI). Nessa
configuração, o RAV4 tem 179 cv de potência a 6.000 rpm e 23,8 kgfm de
torque a 4.100 rpm.
As versões de entrada e intermediária
contam com o propulsor de quatro cilindros 2.0 16V Dual VVT-i com
transmissão automática CVT, que modula sete marchas no modo manual
sequencial. O conjunto mecânico é capaz de gerar potência máxima de 145
cv a 6.200 rpm com torque máximo de 19,1 kgfm a 3.600 rpm.
E o Corolla?
E é esse câmbio da versões 4×2 e 4×4 do RAV4 2.0 que chamou a minha atenção. De acordo com um vendedor de uma concessionária de Belo Horizonte, que prefiro preservar o nome já que eu não o entrevistei oficialmente, “essa transmissão CVT será praticamente a mesma do novo Corolla, que chega no mês que vem”. Ou seja, podemos mesmo esperar um conjunto CVT com modula sete marchas no modo sequencial.
A notícia é boa, pois o atual câmbio
automático do sedã, com quatro marchas, é superado, embora seja bem
confiável. Se tudo se confirmar, a Toyota ultrapassará a Honda,
teoricamente, em duas marchas no “duelo automático”. Que chegue logo
março para conhecermos todos os detalhes do novo Corolla!
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