O piloto Adriano Bosco, o feliz proprietário de um Land Rover Defender, foi ouvido pela reportagem a respeito das dificuldades enfrentadas por alguns pilotos convidados dos jipeiros a participar da Trilha Equinócio das Água 2011. Até mesmo carros sabidamente muitos bons de trilha acabaram barrados diante do rigor dos atoleiros e trechos alagados do circuito. Para Adriano, a escolha do pneu adequado garante 80% do sucesso nas trilhas mais exigentes.
Segundo Adriano, até mesmo os pneus considerados “mistos” não são a garantia de que o jipe ou picape vai se dar bem num atoleiro daqueles bem difíceis. “Os pneus mistos, ou seja, 50% asfalto e 50% terra, são soluções para andar na cidade e no campo, pois no asfalto não gastam tanto e na terra resolvem boas situações”, avalia.
Mas no caso dos obstáculos da Fazenda Berro, o ideal mesmo é o uso de pneus “Mud”, ou seja, com sulcos mais espaçados e profundos do que aqueles usados nas cidades. “Existem pneus 80% terra e 20% asfalto ou ainda aqueles que são 100% terra”, que são mais indicados para os atoleiros e ramais escorregadios”, ensina o piloto.
Hum jipeiro, pode até ajudar a escolha do pneu certo, mas aquela peça que fica entre o volante e o banco é fundamental, pois o conjunto piloto, pneu e carro é que faz a diferença.
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