PUBLICIDADE

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Impressões ao dirigir: a S10 e a Blazer modelo 2014

s10 blazer 200 1 700x397 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 e Trailblazer 2014
Picape média e utilitário esportivo também passam a oferecer de série o sistema multimídia MyLink
Sueli Osório
Enviada a Porto Alegre
Líder do segmento de picapes médias há 17 anos, com 31.405 unidades emplacadas de janeiro a julho deste ano, a Chevrolet S10 tem participação de 30,8% neste mercado. Mas isso não é motivo para que a marca fique acomodada. Para a linha 2014, a picape passa a contar com a segunda geração do motor Chevrolet 2.8 turbodiesel, que recebeu importantes melhorias técnicas, que possibilitaram ganho de desempenho, dentre as quais coletor de admissão em plástico, um novo sistema de injeção, pistões redesenhados e um novo sistema de recirculação de gases (EGR).
O coletor de admissão em plástico possui superfícies internas mais lisas e também uma nova geometria, com fluxo otimizado de ar, privilegiando o aumento de torque e potência. O novo sistema de injeção common rail opera em 2.000 bar de pressão e possibilita um expressivo aumento de torque e potência do motor, além de menor nível de emissões. Isso é possível graças a uma melhoria na eficiência na queima do combustível, dentro da câmara de combustão.
s10 blazer 200 20 700x464 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 e Trailblazer 2014
O sistema EGR (responsável pela recirculação dos gases de escape), passa agora a ser controlado por um motor de passo – antes era controlado eletronicamente por um sistema a vácuo. Com o aumento da precisão no funcionamento do sistema, a montadora garante que conseguiu reduzir os níveis de emissões dos gases de escape.
O resultado é o maior torque da categoria, segundo a Chevrolet: S10 e Trailblazer Turbodiesel têm agora 51 mkgf a 2.000 rpm (sendo que 90% deste valor já está disponível a 1.700 rpm) e 200 cv de potência a 3.600 rpm.
Essa mudança vem acompanhada de uma nova transmissão manual de seis velocidades para a picape equipada com o motor 2.8 Turbodiesel. Segundo a GM, o novo câmbio chega para que o motorista tire mais proveito dos números de desempenho do bloco.
s10 blazer 200 21 700x487 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 e Trailblazer 2014
“A ideia de desenvolver a nova transmissão manual de seis velocidades foi buscar maior desempenho, melhor escalonamento de marchas, melhor consumo de combustível, baixo ruído e menores níveis de vibração e aspereza”, explica Paulo Riedel, diretor de Engenharia de Powertrain da General Motors do Brasil.
Além da nova transmissão manual, a transmissão automática de seis velocidades foi recalibrada para otimizar o desenvolvimento feito no motor 2.8 Turbodiesel.
A S10 conta também com o 2.4 Flex (equipada apenas com transmissão manual de cinco marchas), nas versões de cabine simples e dupla, e o Trailblazer oferece a versão V6, equipada com câmbio automático de seis velocidades.
s10 blazer 200 18 700x464 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 e Trailblazer 2014

Mais conteúdo

S10 e Trailblazer passam a contar na linha 2014 com o sistema multimídia MyLink, que permite ao usuário levar músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth e configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências.
As versões LTZ dos dois modelos ganham itens inéditos, como leitor de CD e DVD e um navegador de GPS incorporado ao sistema.
A versão LT da picape S10 também oferece o MyLink como item de série, com o mesmo sistema usado nos Chevrolet Onix, Prisma, Cobalt e Spin.
A versão LTZ da S10 também recebe como itens de série o sensor de estacionamento traseiro e console do teto com porta-óculos. Já a versão LTZ Turbodiesel automática ganha o controle de velocidade em declive e o assistente de partida em aclive, sistemas que auxiliam o motorista em percursos fora de estrada.
O Trailblazer passa a oferecer também airbags laterais (totalizando seis, já que já oferecia os frontais e os de cortina), a câmera de ré e o sensor de estacionamento conectados ao MyLink, caixa organizadora e cobertura articulada no porta-malas para facilitar a arrumação da bagagem quando o motorista estiver utilizando o modelo com apenas cinco assentos, em vez dos sete que ele oferece.
A Chevrolet oferece três novas cores: cinza Evenstar, verde Deepwood Green e prata Switchblade, todas metálicas. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
s10 blazer 200 9 700x386 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 e Trailblazer 2014

Impressões

Dirigimos o Trailblazer LTZ dotado de motor turbodiesel, que custa R$ 162.690, em percurso off-road com muita lama numa fazenda próxima a Porto Alegre (RS). O torque 51 mkgf a 2.000 rpm pode ser notado logo de saída, já que o utilitário esportivo de 2.164 kg responde rapidamente ao toque no acelerador. Apesar de grandalhão, com 4,88 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,84 m de altura, foi fácil controlar o SUV mesmo na lama e em trechos relativamente alagados.
Com tração integral, o modelo tem 30,2 graus de ângulo de ataque e 19,6 graus de ângulo de saída. Segundo a montadora, a velocidade máxima é de 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,6 segundos.
A distância entre os eixos é de 2,84 metros, o que garante bom espaço para os ocupantes. O porta-malas tem capacidade que vai de 235 a 1.830 litros.
Em seguida, em vez da lama, colocamos a S10 em curto trecho de estrada. Guiamos a versão LT cabine dupla 4×4 com o novo câmbio manual de seis velocidades, com preço de R$ 110.990. Novamente foi possível sentir a força do motor turbodiesel que entrega 44,9 mkgf a 2.000 rpm nesta versão com a transmissão manual. A potência é de 200 cv a 3.600 rpm.
s10 blazer 200 7 700x491 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 e Trailblazer 2014
A visibilidade é boa, assim como o espaço para os ocupantes. Como normalmente ocorre com as picapes médias com a caçamba vazia, a S10 balança bastante, mesmo no asfalto, principalmente ao passar por imperfeições do piso.
Por falar em caçamba, ela pode acomodar 1.061 litros. A picape tem 5,35 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,83 m de altura. A altura mínima do solo é de 22,8 cm, o ângulo de ataque é de 30,7 graus e o de saída é de 16,1 graus.
Segundo dados da montadora, a velocidade máxima é de 180 km/h e a picape vai da imobilidade aos 100 km/h em 11,4 segundos.
s10 blazer 200 14 700x659 Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 e Trailblazer 2014

Mercado

As principais concorrentes da S10 são as picapes Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier. A expectativa da Chevrolet, segundo Hermann Mahnke, diretor de marketing, é de emplacar 5.500 unidades por mês, sendo que atualmente o mix de vendas é de 60% para as equipadas com motor turbodiesel e 40% para as que têm o motor flex. Dentro das dotadas de motor a diesel, apenas 20% são vendidas com o câmbio manual.
Segundo Mahnke, 80% das vendas da picape estão concentradas nas versões Flex LTZ 4×2 cabine dupla, Turbodiesel LT automática 4×4 cabine dupla, Turbodiesel LTZ automática 4×4 cabine dupla e Flex cabine dupla LT 4×2.
O Trailblazer, por sua vez, tem 320 unidades emplacadas por mês, sendo que o mix de vendas é de 70% para a versão turbodiesel e 30% para a equipada com o motor V6.

Preços da S10 2014:

Chevrolet S10 2014 – LS Cabine Simples Flex 4×2 manual R$ 61.490
Chevrolet S10 2014 – LS Cabine Simples Diesel 4×4 manual – R$ 87.290
Chevrolet S10 2014 – LS Cabine Dupla 4×4 diesel – R$ 96.890
Chevrolet S10 2014 – LT Cabine Dupla Flex 4×2 manual – R$ 75.490
Chevrolet S10 2014 – LT Cabine Dupla Diesel 4×2 manual – R$ 99.990
Chevrolet S10 2014 – LT Cabine Dupla Diesel 4×4 manual – R$ 110.990
Chevrolet S10 2014 – LT Cabine Dupla Diesel 4×4 automática – R$ 114.990
Chevrolet S10 2014 – LTZ Cabine Dupla Flex 4×2 manual – R$ 88.490
Chevrolet S10 2014 – LTZ Cabine Dupla Diesel 4×4 automática – R$ 135.990

Preços da Chevrolet Trailblazer 2014:

Chevrolet Trailblazer 2014 – LTZ gasolina 4×4 automática – R$ 136.100
Chevrolet Trailblazer 2014 – LTZ diesel 4×4 automática – R$ 162.690

Galeria de fotos da Chevrolet S10 e Trailblazer 2.8 Turbo Diesel 2014:

[Fotos: Fabio Gonzalez]

Nenhum comentário:

Postar um comentário