9 DE JANEIRO DE 2014
O Land Rover completou 65 anos, então achei uma boa hora para desenterrar os arquivos em busca das melhores de sua história lamacenta. Esta foto do destaque é de 1948, o ano no qual o ícone britânico foi apresentado ao público no Salão de Amsterdam.
O Land Rover foi criado por Maurice Wilks, designer chefe da Rover, que se inspirou no Jeep Willys em 1947 para criar um veículo agrícola ainda mais robusto. Sessenta e seis anos depois você ainda pode comprar o Defender com nove carrocerias diferentes e dois entre-eixos. O sr. Wilks estaria orgulhoso de nós.
Em 1976 os britânicos já haviam vendido mais de um milhão de Land Rovers. Ele é certamente o produto mais famoso mundialmente da indústria automotiva britânica. Isso por que, como a Enterprise, este veículo tende a ir audaciosamente aonde nenhum homem jamais esteve.
Este da foto abaixo se chama “Centre Steer”, e como você pode ver, é o protótipo do Land Rover de 1947 feito com peças de Jeep e com posto de comando centralizado. Ele também tinha um motor 1.6 de quatro cilindros e 50 cv com câmbio manual de quatro marchas do Rover P3. Embora este protótipo usasse a caixa de transferência de duas velocidades da Ford/Willys retirada de um Jeep, a Rover fez seu próprio mecanismo no ano seguinte.
A linha de pré-produção do Série I. Estes carros eram pintados com tinta de cockpit de avião e pareciam aventureiros mesmo parados. Dizem que a silhueta do carro foi traçada na areia da praia de North Wales.
A Automobile Association (AA) comprou seus primeiros Land Rovers em 1948 para uso em trabalhos noturnos em Londres. Eles comportavam mais equipamentos que as antigas motos, incluindo dois enormes rádios, e também tinham boa capacidade de reboque.
Se você curte um utilitário de luxo, o Tickford Station Wagon é o seu tipo de carro. Este encarroçador era famoso por seus trabalhos com Rolls-Royce e Lagonda, portanto estes carros tinham bancos de couro para sete pessoas, aquecedor, para-brisa inteiriço e laminado, capa de estepe, acabamento interno mais refinado e outras opções. A carroceria era feita com uma estrutura de madeira revestida de alumínio. Pense nele como o avõ do Range Rover.
Os bravos cavalheiros neste Land Rover escolheram viver a vida selvagem com seus chapéus e suas armas.
Winston Churchill também tinha um chapéu e um Land Rover. O exemplar que ele recebeu da própria Rover como presente de aniversário de 80 anos tinha aquecimento para os pés, banco do passageiro maior e uma caixa de madeira para suas ferramentas. A placa era UKE 80, as iniciais de “United Kingdom Empire” ao lado da idade de Sir Winston.
Em 1955 seis estudantes de Oxford e Cambridge usaram dois station wagon Land Rover Série I para ir e voltar de Londres a Singapura. A Rover deu a eles carros muito mais fortes, feitos com estrutura de alumínio em vez de madeira. Eles certamente precisaram disso. A aventura foi transmitida pela BBC, por isso os carros Cambridge Blue e Oxford Blue serviram como uma boa propaganda para o novo Land Rover, que chegou as lojas em 1956.
A rainha e o duque de Edimburgo também se divertiram muito em um Série I durante a Royal Tour, em 1957. O HMS Albion de 22 toneladas que aparece atrás do casal Real foi encomendado apenas três anos antes, e permaneceu na frota da Royal Navy até 1973.
E por falar na realeza, seus carros eram assim. Não eram tão bons quanto o Papamóvel, mas cumpriam bem sua função. A rainha permaneceu leal aos Land Rovers, e encomendou um Land Rover Série III verde em 1978 com comandos especiais para que ela pudesse orientar o motorista do banco traseiro.
Onde eu assino?
Land Rovers e os carros de corrida combinam tão bem quanto pão e manteiga. Todos nós sabemos disso. O negócio esquisito logo atrás dele é o Bluebird-Proteus CN7 de Donald Campbell, que estabeleceu o recorde mundial de velocidade sobre terra em 1964.
Em 1958 a Land Rover lançou o Série II, enquanto James A. Cuthbertson da Escócia aparecia com isto, caso você precisasse ir mais longe. Ele era excepcional em terrnos pantanosos, mas tinha problemas em escaladas e com a estabilidade. Foram construídos cerca de 15 deles até 1972.
Você podia comprar seu Série II com pequenos ajustes para fazendas e campos. Esses modelos mantinham a transmissão original, mas os eixos vinham da Studebaker, com planetária GKN-Kirkstall e rodas de trator. O eixo dianteiro era 35,5 cm mais largo que o traseiro para que as rodas pudessem esterçar o bastante. Vinte pessoas compraram essa versão.
Isso ainda é um Land Rover, só que um pouco maior. Construído pela Carmichael and Sons Ltd, em Worchester, Inglaterra, esses carros eram equipados com um tanque de água de 410 litros e uma bomba de incêndio Godiva de 2.160 litros. Em lugares como a Nova Zelândia esses carros continuaram em serviço até que os Toyota Land Cruiser entraram em cena, na década de setenta.
Onde há necessidade, há um Land Rover. Obviamente você pode construir qualquer coisa sobre o chassi do Land Rover, e esta ambulância foi muito popular onde havia mais verde do que asfalto.
Os Série III de socorro da marinha tinham a melhor combinação de cores dos carros de serviço. Ponto final.
O Série III foi lançado no começo de 1971, mas ficou mais interessante em 1979, com o V8 de 3,5 litros da Buick amansado para 92 cv e tração 4×4 permanente. O desenvolvimento foi amplamente financiado pelo governo britânico, e acabou levando às variações 90 e 110.
Não foram apenas os militares que se divertiram com o off-roader britânico. O 90 e o 110 também foram usados pela polícia. Já viu uma sirene de polícia maior que essa?
Bem vindo ao Camel Trophy 1990, na Sibéria, URSS! O 110 e a Sibéria permanecem até hoje, já a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas…
Sim, você pode ir ao Polo Norte em um Toyota Hilux, mas por que fazer isso se você também pode usar um Defender? Mantenha a classe!
Os fãs do Mercedes G-Wagen AMG que me desculpem, vocês podem ficar com a potência bruta. Eu fico com um desses Defender LE.
Então aqui estamos em 2013. Ainda não sabemos o que o futuro reserva para o lendário fora-de-estrada britânico, mas desejamos à Land Rover um feliz aniversário e muitos anos de lama. É sempre bom se sujar.
[Fotos: Land Rover]
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