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terça-feira, 31 de maio de 2016

Leitor tem dúvida sobre sistema 4x4 do Jeep Renegade

Jeep Renegade tem um seletor que permite adequar a tração ao tipo de piso, como areia e lama
Jeep/Divulgação
Jeep Renegade tem um seletor que permite adequar a tração ao tipo de piso, como areia e lama

Pretendo adquirir um Jeep Renegade a diesel, mas queria saber detalhes sobre o tipo de tração 4x4 da versão Sport. É permanente nas quatro rodas ou não? Consultei o catálogo da Jeep, mas fiquei em dúvida.
José Esmar Ferreira, por e-mail
O Renegade a diesel tem tração 4x4 sob demanda. Isso significa que o sistema transfere torque (força) para as rodas de trás se for detectada perda de tração na dianteira. Trata-se, portanto, de tração integral. E que não pode ser confundida com tração permanente, que não é o caso aqui.
No sistema de tração permanente, as quatro rodas recebem torque da transmissão o tempo todo, mesmo que não haja necessidade. A contrapartida é que isso aumenta consumo de combustível e o desgaste das peças móveis.
No caso da tração sob demanda do Renegade, por exemplo, em condições ideais (piso com bom atrito e sem risco de derrapagem), toda a força fica nas rodas dianteiras. Se houver falta de tração, parte da força é transferida das rodas dianteiras para as rodas traseiras. É o mesmo tipo de sistema de concorrentes como EcoSport, por exemplo.
Normalmente, o que determina essa transferência de torque é a diferença de velocidade entre as quatro rodas. Se elas estão girando na mesma velocidade, é um indicativo de que não há nenhum problema de tração.
Caso as rodas dianteiras girem mais rapidamente que as traseiras, é indício de que o carro está patinando. Sensores fazem esse monitoramento constantemente, e determinam a transferência de força para trás, em caso de necessidade.
Além dessa transferência automática, feita sob demanda, o Renegade e outros modelos dotados desse dispositivo permitem bloqueio da tração 4x4. Nesse caso, o sistema “trava” o 4x4, e divide a tração para as quatro rodas permanentemente. Esse é o modo indicado para travessia de trechos com baixa aderência, como areia e lama, por exemplo.
Outras opções permitidas pelo Renegade a diesel são seleção de reduzida (Low) e adequação ao tipo de piso: areia, lama e rock, esta para locais com muitas pedras e exclusiva da versão Trailhawk.

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