PUBLICIDADE

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Rally Piocerá 2013 começa em janeiro percorrendo o ‘Circuito das Serras’

Foto: Haroldo Nogueira/Divulgação
Piocerá rally (Foto: Haroldo Nogueira/Divulgação)

26ª edição do maior rally de regularidade das Américas irá passar por regiões serranas do Piauí e Ceará, mostrando pontos turísticos e personagens locais

Por Wenner Tito
De Teresina
Falta pouco mais de um mês para o início do maior rally de regularidade das Américas, o Piocerá, que em 2013 estará na sua 26ª edição. Neste ano, os competidores irão percorrer o roteiro que foi batizado de “Circuito das Serras”, passando por várias cidades das regiões serranas do Piauí e Ceará.
A largada promocional será dada na noite do dia 21 de janeiro, na Ponte Estaiada, em Teresina. Lá, além do contato mais próximo com os competidores e suas máquinas, o público também poderá assistir uma apresentação de Joaninha, um dos maiores nomes do Brasil em acrobacias sobre motos.
A largada oficial será na manhã do dia seguinte (22). A primeira etapa compreende o trecho entre Teresina e Pedro II. Na manhã seguinte (23), tem início a etapa entre Pedro II e Ubajara, já no estado do Ceará. Nos dois últimos dias de competição, acontecerão as etapas entre Ubajara, Guaramiranga e Fortaleza, onde o rally se encerra com uma noite de premiações.
 
Em 2001 o rally comemorou o seu Jubileu de Prata na 25ª edição

Erlich Cordão autografando livro sobre a história do Piocerá (Foto: Aline Rodrigues/Globoesporte.com)Dentro deste circuito, Erlich Cordão, organizador do Piocerá, destaca a cidade de Guaramiranga, onde se encerra a terceira etapa. Localizada no Maciço do Baturité, a região se destaca pelo relevo serrano, clima frio e peculiaridades culturais.
- Lá é uma reunião de várias serras que formam o Maciço onde estão várias cidades, como Guaramiranga. Lá fica o pico mais alto do Nordeste, com 1.115 metros de altura e faz cerca de 11º à noite. É também uma reserva de Mata Atlântica - conta Erlich.

Mais de 20 anos de história
Erlich Cordão autografando livro sobre a história
do rally (Foto: Aline Rodrigues/Globoesporte.com)

Esta é a 26ª edição do Rally Piocerá, disputado desde 1987. Em 2012, foi comemorado o Jubileu de Prata da competição, e recentemente foi lançado o livro comemorativo da ocasião, “Muito Além de um Rally”, produzido pela Radical Produções, organizadora do evento. Cordão explica o nome do livro.
- Este nome foi escolhido porque o livro conta muito mais que a história do rally. Ele mostra nosso lado cultural, a vida do caboclo sertanejo.
A obra é recheada de fotos de competidores, competições e também das paisagens que já foram vistas durante as provas. Cordão conta que os roteiros da competição são pensados sempre para promover o turismo e a cultura local. Aqui no Piauí as provas já passaram pelo Delta do Parnaíba, Parque de Setes Cidades, Morro do Gritador, entre outros. Quando não é encontrado nenhum ponto com grande vocação turística, a organização busca fazer conhecidos os personagens locais.
- A gente busca conhecer quem tem uma história de vida bacana na cidade, que tem algum dom, aquela mulher que faz uma galinha caipira de lamber os beiços, etc. Em Nova Olinda, na região do Cariri (CE), nós encontramos o sapateiro Expedito Celeiro, que é tão fera que tem peças expostas até no São Paulo Fashion Week e fotos com várias celebridades na parede.
Em todo esse tempo, Cordão conta que tem muitas histórias para contar, boas e ruins. Há algo, no entanto, que o deixa especialmente feliz.
- Em alguns lugares que antes a gente passava e o pessoal corria com medo, hoje já estão mais desenvolvidos, tem energia elétrica, internet. Outro dia, eu estava no interior de Piripiri, nas brenhas mesmo, e um garoto parou olhando meu carro e perguntou se um dos aparelhos era um GPS. Eu perguntei como ele sabia e ele respondeu ‘eu estudo, ué’. Achei muito interessante.
Dentre as lembranças, algumas nem tão boas, mas que também rendem boas histórias, como um episódio acontecido em 2005 narrado por Cordão.
- Nós contratamos um cara do Paraná para fazer a apuração. A gente estava no terceiro dia e ainda não tinha os resultados. Nós tivemos que chamar a polícia e segurar o cara no hotel para ele poder passar os resultados, porque os competidores já estavam irritados. Aconteceu que ele tinha encontrado uma namorada entre as garotas da nossa equipe e só queria namorar, não trabalhar.
Entre boas histórias e personagens interessantes, o Piocerá também tem muita velocidade e emoção, o que o configura como o maior rally do tipo nas Américas. Agora, falta pouco mais de um mês para roncarem os motores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário