PUBLICIDADE

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Jipeiros do Amapá serão capacitados pelo Exército em sobrevivência na selva

Jipeiros e militares do 34º BIS durante curso de navegação por GPS, em Macapá
Associados do Jeep Clube de Macapá passarão por um treinamento em “Sobrevivência na Selva”, a ser ministrado pelo Exército Brasileiro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) pelo atual comandante do Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva, tenente-coronel Robson Mattos. O estágio foi uma solicitação do presidente do Jeep Clube, empresário Manoel Mandi e visa também repassar noções sobre a proteção do meio ambiente.
O treinamento será feito no próximo mês de maio, em área de instrução do 34º BIS, em Macapá, como também na Lagoa dos Índios, onde instruções sobre transposição de cursos d’água serão ensinadas aos jipeiros. “Esse é um treinamento para civis, ninguém vai com isso exigir dos associados do Jeep Clube um rendimento como o de um militar, mas são noções básicas sobre como sobreviver na selva, se orientar, se abrigar, enfim, seja numa situação de se perder ou ainda sendo vítima de um acidente aéreo ou fluvial, por exemplo”, diz o coronel Mattos.
Presidente do Jeep Clube, empresário Manoel Mandi. | Foto: Agência Amapá
O presidente do Jeep Clube diz que não é a primeira vez que o Exército celebra parceria com a entidade. “Já realizamos inúmeras ações, seja na área da filantropia, como atendendo pessoas carentes de comunidades distantes, seja no campo da qualificação dos nossos pilotos e navegadores”, disse ele, em alusão ao Curso de Navegação por GPS, ministrado em 2013 e que acabou por revelar talentos do clube amapaense, que se credenciaram a participar de competições nacionais e até internacionais, como o Rally das Savanas, no Suriname.
Outra parceria com o Exército diz respeito às comemorações pelo Dia Mundial do Jeep, que se dá a cada 4 de abril, portanto 4/4, o que lembra o 4x4 (quatro por quatro), expressão usada para identificar veículos com tração nas quatro rodas – requisito básico para um carro ou utilitário vencer trechos escorregadios ou enlameados de terrenos sem pavimento. “Desde 2012 que passamos a comemorar a data juntamente com o Exército, pois o Jeep Willys é considerado um veterano de guerra, na verdade um herói que teve destacada atuação nos campos de batalha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial”, reforça Mattos.
O fato é que desde o surgimento dos Clubes de Jeep pelo país esses velhos veículos – que foram projetados para o transportes de munições, de feridos ou mesmo dos comandantes militares durante a guerra – passaram a ser muito mais valorizados. “Não se vê mais um exemplar desse jogado no fundo de um quintal, ao contrário, são restaurados e chegam a valer até mais que o carro popular novinho em folha”, diz Mandi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário