PUBLICIDADE

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Segunda colocação na Transbahia garante título brasileiro a Mandi

                        Foto: Divulgação

O Troller T4 do piloto Manoel Mandi chegou a liderar a Transbahia, mas acabou em segundo lugar na Graduados. No detalhe, a bandeira do Amapá carregada na antena do seu bruto, um orgulho para ele.

O piloto Manoel Mandi, que é presidente de Honra do Jeep Clube de Macapá, sagrou-se campeão brasileiro de rally, categoria Graduados, depois de ficar na segunda colocação da Transbahia 2012, prova realizada no último final de semana, entre Salvador e a Costa do Sauípe. Mandi já havia vencido a última edição do Rally Cerapió e a somatória dos pontos nas duas competições o transformou no campeão brasileiro da categoria.
O campeão do Cerapió exibe feliz da vida sua taça e agora deve receber de novo o carinho dos amigos na chegada
O ex-taxista é mesmo predestinado a vencer, nada em sua vida veio fácil. Retirante nordestino, mudou-se para o Amapá nos anos 80, indo trabalhar no Projeto Jari, que atraiu gente do país inteiro. Franzino mas muito determinado, conseguiu vaga de motorista de caminhão na fábrica da Jari Celulose. Depois atuou como taxista até formar uma pequena frota. Tornou-se um respeitado empreendedor local e também popular, tanto que disputou eleição e virou deputado estadual, pelo PV.
Foram dois mandatos consecutivos até que decidiu abandonar a política. Entusiasta do trabalho social, ajudou a fundar a Apae no Jari e também o Rotary Club. Sua paixão por automóveis o levou a tornar-se pioneiro no Jeep Clube de Macapá, entidade da qual foi presidente por dois mandatos. Ajudou a dar visibilidade à entidade e também foi decisivo para a estruturação do clube e engajamento em projetos sociais, como distribuição de vacinas em áreas de difícil acesso, campanhas de arrecadação de donativos, apoio a causa do combate ao câncer, ações em flagelos como enchentes e incêndios, entre outras iniciativas.
Mesmo hoje sendo um respeitado empresário, ainda dribla as dificuldades e a agenda apertada para realizar-se como piloto off-road. Dono de uma técnica arrojada, pilota com facilidade e rapidez, mas tornou-se um especialista em rally de regularidade. Esteve em 2011 no Rally das Savanas, no Suriname, quando ficou na sétima colocação na categoria Internacional. No começo deste ano foi para o Cerapió, quando surpreendeu muita gente já bastante rodada no circuito nacional e sagrou-se campeão na Graduados, o que o credenciou a participar do Campeonato Brasileiro.
Falando à reportagem, Mandi se diz feliz e realizado. “Participo de rally por pura paixão. Na verdade amor por esse esporte, que nos leva a conhecer nossos próprios limites”, diz o campeão que supera obstáculos até para inscrever-se e chegar aos locais de competições. Para chegar à Bahia, por exemplo, teve que pegar carona em monomotor para sair de Macapá e chegar à Belém. É que é alta temporada entre as duas capitais e não existe vagas nos vôos diários pelos próximos quinze dias. A volta para casa será feita nesta quinta-feira, rodando com seu jipe da Bahia até o Pará, onde embarca o bruto em uma balsa, num trajeto de 36 horas até chegar de volta à sua Macapá. Pensa que ele reclama? Nada, no rosto o sorriso fácil, no peito a satisfação de vencedor e na mão a bandeira do Amapá que ela carrega no jipe em todas as competições que participa. Parabéns Campeão!

O editor.



Conheça as categorias de pilotos off-road

Graduados - Duplas com experiência comprovada, com histórico em competições da CBA e com ranking classificatório para acesso e permanência*, de acordo com regulamento da CBA e Federações estaduais. Filiação obrigatória, troféu para cinco primeiros colocados.

Turismo - Duplas com experiência, com histórico em competições da CBA e com ranking classificatório para acesso e permanência*, de acordo com regulamento da CBA e Federações estaduais. Filiação obrigatória, troféu para cinco primeiros colocados.

Expedition - Duplas estreantes ou com pouca experiência, ideal para quem já tem um pouco de familiaridade com planilhas de navegação. (permitido o uso de equipamentos sem integração com a planilha 'idem categoria turismo'). Permitida participação de ate cinco pessoas por carro, de acordo com as leis de transito, troféu para cinco primeiros colocados.

Turismo Light - Duplas sem qualquer experiência, ideal para quem quer conhecer o rally de regularidade, essa categoria terá planilha diferenciada com roteiro muito mais tranqüilo, sem navegação complexa e sem obstáculos com grau de dificuldade elevado, podem participar ate cinco pessoas por veiculo, de acordo com as leis de transito (permitido o uso de equipamentos sem integração com a planilha 'idem categoria turismo'), troféu para cinco primeiros colocados.

*ATENÇÃO: Duplas das categorias Graduados, Turismo e Expedition, favor atentar a categoria escolhida no momento da inscrição, pois, caso seja inscrita em categoria que não esteja de acordo com regulamento, será feito remanejamento para a categoria correta pela direção de prova.

**Para a efetiva realização de cada categoria, de qualquer modalidade/categoria e necessária a participação de no máximo 05 (cinco) competidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário