PUBLICIDADE

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Histórico do Jeep Clube de Macapá


O Jeep Clube de Macapá foi fundado em dezembro de 2004, legitimando aquilo que já era uma realidade, apesar de informal, que era a reunião de amigos aventureiros que costumavam reunir as famílias em balneários, sítios ou fazendas desde que a condição de acesso fosse ruim, ou seja, que possibilitasse o uso da tração nas quatro rodas de seus jipes ou picapes.
Desde a primeira formatação, a idéia sempre foi congregar democraticamente todos os perfis de associados, reunidos não apenas para perseguir aventuras na lama, mas abraçar causas sociais. Logo surgiram novas adesões e apoios oficiais. O primeiro presidente foi o empresário Manoel Mandi, que também era deputado estadual, eleito pelo Partido Verde. Mas ele sempre soube separar muito bem uma atividade da outra, galgando o respeito de todos os sócios.


As primeiras aventuras organizadas pelo Jeep Clube de Macapá foram expedições ou passeios por trilhas dentro do Amapá, como a Rota dos Castanhais, para a Cachoeira de Santo Antônio, no município de Laranjal do Jari. Além disso, vieram aventuras para as trilhas mais disputadas, como Pancada do Camaipi, Pinhal, Serra do Navio e outras localidades.
O Jeep Clube ganhou um quiosque na orla de Macapá, na Praia do Araxá, onde organizou suas reuniões ordinárias e extraordinárias, às quartas-feiras. Aliás, essa tradição permanece até os dias atuais, seja para deliberar sobre o planejamento de suas atividades ou para confraternizar os associados. Depois vieram as viagens para fora do Amapá, como para os Lençóis Maranhenses, para a Transamazônica, Santarém, Óbidos e depois para o Rally das Savanas, no Suriname.
Mas foi desde a realização de um primeiro evento oficial, o Rally do Meio do Mundo, no Parque de Exposições de Fazendinha, em 2003, que o Jeep Clube mostrou sua capacidade de agregar a sociedade e dar respostas na divulgação positiva do Amapá. Uma pista in door foi montada no interior do parque, passando a abrigar provas de transposição de obstáculos e depois contra o relógio.

Profissionalismo - No ano seguinte, o presidente do Jeep Clube e alguns associados foram à cidade de Brusque (SC) ver de perto o maior evento “off-road” do país, a Fenajeep. Todos ficaram impressionados com a dimensão da festa e do quanto este esporte atrai espectadores. Em 2006 mais associados amapaenses passaram a visitar o evento de Santa Catarina, ocasião em que surgiu a idéia de pedir apoio para construir uma pista semelhante, com cronometragem oficial e uma disputa organizada.
Foi quando Macapá sediou o I Festjeep 2009 no Meio do Mundo, inaugurando a pista do Parque de Exposições de Fazendinha e reunindo competidores de vários estados brasileiros e de países vizinhos, como da Guiana Francesa, do Suriname, da República da Guiana e de Trinidad e Tobago. Um piloto da Paraíba, conhecido como Cariri, em seu Troller amarelo pulverizou todos os tempos.
Em 2010 foi a segunda edição do Fest Jeep no Meio do Mundo, atraindo muita gente para a pista do Parque e revelando novos talentos locais, com as primeiras colocações ficando apenas para pilotos do Amapá. Gilson Cohen levou o troféu na categoria Willys; Rogério Lacerda foi o campeão entre os veículos movidos à gasolina; Dênis Roberto foi o vencedor entre os competidores a diesel; e Mirla Rocha Cruz foi a campeã entre as mulheres.
Mas os troféus ou recordes de tempo não são a principal alegria dos jipeiros amapaenses. Eles gostam mesmo é de fazer filantropia. Nesses anos todos, muitas foram as ações sociais e enormes conquistas. Aliando-se a clubes de serviço e entidades civis, o Jeep Clube de Macapá apoiou campanhas de vacinação, de combate à dengue, de paz no trânsito, arrecadação de donativos, de fraldas para a Casa da Hospitalidade, atuou em enchentes no Sul do Amapá, nos atoleiros da BR-156 e promoveu bingos beneficentes para o Instituto do Câncer Joel Magalhães. Um dia histórico foi vivido por ocasião do Desfile da Independência, no Sambódromo de Macapá, quando os jipeiros encerraram a programação, arrancando aplausos das arquibancadas.
No início de 2011, o clima de fraternidade e amizade conduziu a entidade a fazer uma transição tranquila para uma nova gestão, tendo à frente o empresário João Cruz, conhecido como João Sucateiro, que era o vice na diretoria anterior. Tamanho entendimento fez com que a categoria já antecipe o nome do próximo presidente, que será o empresário José Maria, da Avicap.

2 comentários:

  1. Parabéns ao Jeep Clube de Macapá pela bela história de vida apesar de ainda jovem. Nos enche de orgulho saber que os nossos pilotos estão engajados em causas sociais.
    Méritos também ao deputado Mandi que quando dirigiu a entidade nunca misturou a política partidária com os rumos da entidade.
    Aliás, ele deixou bons frutos e os jipeiros o elegeram presidente de honra. Quero desejar ao novo presidente João Sucateiro uma boa gestão, pois ele e sua esposa Socorro são engajados e muito dedicados à nossa entidade.

    Nádia - Jardim Felicidade

    ResponderExcluir
  2. Valeu, obrigado por sua leitura e continue nos visitando. Pode mandar sugestões de matérias, tire suas dívidas ou mesmo mande notícias.

    ResponderExcluir