O jipe Troller pilotado por Mandi foi o vencedor entre os graduados |
O piloto amapaense teve como navegador o experiente Weidner Moreira, 42, natural de Juiz de Fora (MG) mas com alta quilometragem em provas de rally pelo país. Weidner é bicampeão do Rally dos Sertões, correndo com caminhão, além de quatro vezes campeão brasileiro Cross Cowntry, de 2007 a 2010. No Cerapíó já compete há algum tempo com quadriciclos, sendo que em 2009 ficou com a quarta colocação.
Falando à reportagem, Manoel Mandi disse que valeu a pena todo o sacrifício de deixar a família e os negócios em Macapá para ficar quase vinte dias no Ceará. “A gente precisava se preparar, tanto física como psicologicamente, além de ter que treinar muito, claro”, diz o piloto. Já nos primeiros treinos, conta ele, foi possível ver quão difícil seria o rally. “Meu navegador chegou a dizer que não chegaríamos longe na prova. A vitória foi uma grande surpresa mesmo”, acrescentou.
Bom começo – Mandi também relata que a sorte começou a soprar a favor da delegação do Amapá já no primeiro dia de competições, pois no sorteio para a ordem de largada dos competidores seu colega Zé Maria largou na frente, logo atrás das motos e quadriciclos. “Eu larguei em terceiro e a vantagem disso é que a trilha não fica tão pisada, pois na frente estavam apenas veículos mais leves que não maltratavam os caminhos”, recorda.
O piloto do Amapá explica que o Cerapió não é uma prova de velocidade, que se chama normalmente contra o relógio, mas sim um rally de regularidade. Isso faz com que o trabalho do navegador seja ainda mais importante e Mandi contou com o experiente Weidner Moreira. “Aí tem que prevalecer a confiança mútua e o entrosamento, apesar das discussões que rolam durante as muitas etapas. Não dá tempo nem de almoçar”, relata.
O jipe Troller pilotado por Mandi foi declarado campeão na categoria Graduados,a segunda mais importante do Rally e que credencia os competidores a participar do Campeonato Brasileiro de Rally. Para se ter uma idéia do feito inédito de Mandi, o terceiro colocado de sua categoria, o mineiro Marcelo Jucá, tem 22anos competindo no Cerapió e é um dos principais pilotos do país.
Desde a participação no ano passado do Rally das Savanas, no Suriname, Mandi declarou que iria investir em competições e não tanto em expedições, como vinha marcando sua carreira de jipeiro.
Manoel Mandi e Zé Maria representaram o Amapá no Cerapió |
Na prova de Paramaribo ele ficou na sexta colocação e Zé Maria foi o campeão na categoria Internacional. Mandi e Zé Maria devem desembarcar em Macapá na segunda-feira e na bagagem do campeão um troféu bem curioso, uma bicicleta personalizada presenteada por um dos patrocinadores do Cerapió 2012. Ele faz planos para destinar seu prêmio a alguma promoção social pelo Jeep Clube de Macapá. Coisa de um grande campeão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário