PUBLICIDADE

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Os 10 carros que mereceriam um Oscar de 'Melhor Performance Automotiva'

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável por definir os indicados ao Oscar – principal premiação da indústria cinematográfica -, bem que poderia criar uma categoria ‘Melhor Performance Automotiva’ para premiar os carros que muitas vezes roubam a cena em filmes consagrados (ou não). Aproveitando que neste domingo (22) as principais estrelas da sétima arte se reunirão em Los Angeles para mais uma premiação, oWebMotors resolveu fazer uma homenagem aos 10 ‘carangos’ que mereciam guardar uma estatueta dourada em suas garagens por suas atuações inesquecíveis.
Consulte: preços de carros novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.
10° - FORD MUSTANG SHELBY GT500 1967

Talvez o carro mais cultuado nas telonas, o Ford Mustang foi protagonista ao lado de Nicolas Cage, Angelina Jolie, Will Patton e Robert Duvall do filme ‘60 Segundos’ (Gone in Sixty Seconds, 2000), ‘remake’ do filme de mesmo nome de 1974. Na trama, Cage, que vive o ladrão de carros aposentado Randall ‘Memphis’ Raines, tem que voltar à ativa com sua antiga equipe de criminosos para roubar 50 veículos em uma noite e salvar a pele de seu irmão mais novo. O protagonista desta lista de máquinas fantásticas, no entanto, é um Shelby GT500 1967 chamado de Eleanor, com quem Memphis tem um passado, digamos, conturbado. O Mustang é personagem principal em uma fantástica cena de perseguição.
9º - PORSCHE 928

No início da década de 1980, o ator norte-americano Tom Cruise surgia como uma das mais promissoras estrelas de Hollywood do filme ‘Negócio Arriscado’ (Risky Business, 1983). Na trama, o superesportivo da marca alemã é o ‘xodó’ do pai do estudante universitário/playboy Joel Goodson, interpretado por Cruise. Durante uma viagem de seus pais, Goodson, em meio a diversas ações complicadas – entre elas se envolver com uma garota de programas vivada pela belíssima Rebecca De Mornay e tornar-se meio que um gigolô -, ele resolve desafiar a ordem do pai de não tocar no carro, e sai pelas ruas de Chicago (Estados Unidos) ‘apavorando’. Claro que a irresponsabilidade do jovem acaba sobrando também para o excêntrico, digamos assim, Porsche 928.

O renascimento do Chevrolet Camaro nos anos 2000 rendeu ao muscle car papel de destaque na saga Transformers (2007). O carro é o personagem Bumblebee, membro do Autobots, gigantescos robôs alienígenas que representam o bem na luta contra o mal, representado pelos Decepticons. O filme que tem a direção de Michael Bay, produção de Steven Spielberg e a participação do talentoso Shia LaBeouf e da sexy Megan Fox foi responsável por ‘popularizar’ a imagem do Camaro, especialmente o amarelo, que no Brasil ganhou até música: Camaro Amarelo, da dupla Munhoz & Mariano.
7º - TOYOTA SUPRA 1994

Referência de esportividade entre os fora-de-série da indústria automobilística japonesa, o Toyota Supra ganhou espaço de destaque no primeiro filme da saga de ‘Velozes & Furiosos’ (The Fast & The Furious, 2001). Na cor laranja e altamente modificado, o modelo é montado pela gangue liderada por Dominic Toretto, personagem de Vin Diesel, e ‘dado’ para Brian O’Conner (Paul Walker). Na trama, Walker é um policial que se infiltra no mundo dos rachas para prender a quadrilha responsável por assaltos a cargas valiosas de caminhões. Em uma das cenas, o Supra vence uma Ferrari F355 em uma corrida pela costa californiana.
6º - ASTON MARTIN DB5 1964

Entre os maiores ícones automotivos do cinema, o Aston Martin DB5 1964 é, sem sombra de dúvidas, o mais refinado. Elegante. Muito, claro, se deve ao fato de ser conduzido por um dos maiores personagens do cinema, o agente do serviço secreto britânico Bond; James Bond. Conhecido também como 007, Bond apareceu pela primeira vez ao volante do clássico esportivo no filme ‘007 Contra Goldfinger’ (Goldfinger, 1964), estrelado por Sean Connery. O modelo chegou a aparecer ainda em outros quatro filmes da série: ‘007 Contra Goldfinger’; ‘007 - O Amanhã Nunca Morre’; ‘007 - Cassino Royale’; e ‘007 – Operação Skyfall’. Em alguns dos filmes, o DB5 aparece apenas passeando. Em outros, no entanto, seu potencial é explorado pelo agente.

De todos os nossos homenageados com a estatueta da academia, somente ele, o Fusca, traz no currículo um filme com seu nome. ‘Se Meu Fusca Falasse’ (The Love Bug, 1968), na realidade, é o primeiro de uma longa série que traz o Volkswagen mais simpático de todos os tempos como protagonista. Neste, no entanto, o Fusca, que interpreta o personagem Herbie, é um carro de corridas temperamental, que tem um relacionamento muito próximo ao mecânico, mas de conflito com o piloto. Nas corridas pelo mundo, Herbie vence inúmeros carros conduzidos por um piloto que é dono de uma concessionária de carros e que tenta sacanear Herbie e sua equipe em todas as corridas.
4º - PLYMOUTH FURY 1957

Este clássico é simplesmente um dos carros mais cultuados entre os aficionados por filmes de terror. O Plymouth Fury é o protagonista do filme ‘Christine, O Carro Assassino’ (Christine, 1983). Baseado no livro escrito pelo mestre do estilo thriller Stephen King, o filme conta a história de um estudante tímido que tem seu comportamento completamente alterado à medida que vai restaurando seu Fury 1957. Na tentativa de ajuda-lo voltar a pessoa que era antes, sua namorada e seu melhor amigo (único, aliás), descobrem que o carro, que tem um passado a responsabilidade por inúmeras mortes, é o principal responsável por tudo. Eles, então, tentam destruir de todas as formas o Plymouth, que passa a ter vida própria.
3º - FERRARI 250 GT SPYDER CALIFORNIA 1962

Clássico da ‘Sessão da Tarde’ (Rede Globo), o filme ‘Curtindo a Vida Adoidado’ (Ferris Bueller’s Day Off, 1986) imortalizou o personagem Ferris Bueller, vivido por Matthew Broderick, um adolescente que mata aula para, como diz o próprio filme, curtir ‘a vida adoidado’. Para não fazer isso sozinho, ele tira da cama o seu hipocondríaco amigo Cameron Frye (Alan Ruck) e da escola sua namorada Sloane Peterson (Mia Sara). No entanto, para rodar em grande estilo pelas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, Ferris convence Cameron a tirar da garagem a Ferrari 250 GT Spyder California 1962 que pertence ao pai de seu melhor amigo. O esportivo clássico, e de quilometragem baixíssima, claro que passa por poucas e boas, assim como o trio.
2º - FORD MUSTANG GT 1968

Muitos consideram a melhor perseguição policial da história do cinema. Nela, Frank Bullit, detetive da Polícia de São Francisco interpretado por Steve McQueen, persegue um Dodge Charger a bordo de seu belíssimo Ford Mustang GT 1968. McQueen, que participou das cenas por ser um excelente piloto – chegou a participar profissionalmente de corridas, por isso até ganhou o apelido de ‘King of Cool’ -, faz misérias com o carro pelas ladeiras da cidade norte-americana. Bullit, na realidade, tenta descobrir quem são os assassinos de uma testemunha-chave de um caso e de um policial. Ah, faltou o nome do filme: Bullit (1968), claro!
1º - DELOREAN DMC-12

Na vida real, o carro foi um fracasso. No entanto, nas telonas, mereceria um Oscar pelas atuações na trilogia ‘De Volta para o Futuro’ (Back To The Future, 1985). O DMC DeLorean, carro inusitado que abria as portas para cima e tinha motor Peugeot, torna-se, pelas mãos do professor Emmett Brown, vivido pelo genial Christopher Lloyd, uma máquina do tempo, que é utilizada em inúmeras situações durante os três filmes da série, para corrigir – no passado e no futuro – situações que interfiram diretamente na vida presente de Marty McFly (Michael J. Fox) e também na do próprio cientista Brown. O carro é tão explorado na série que chega a voar, para poder rodar no futuro, onde os carros apenas voam. Por conta deste filme, o DeLorean pode ser considerado o ícone dos anos 1980. 
Mande para o WebMotors os carros que você considera que também mereceriam um Oscar de 'Melhor Performance Automotiva': editorial@webmotors.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário