PUBLICIDADE

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Vem aí a “I Trilha Pelas Minas da Serra do Navio”. Prepare seu bruto!


A histórica vila de Serra do Navio, que já foi considerada um modelo de urbanização
O Jeep Clube de Macapá lançará nos dias 19 e 20 deste mês mais um circuito que promete muita adrenalina, lazer, diversão e encantamento. Trata-se da “I Trilha Pelas Minas de Serra do Navio” um arrojado projeto que além de muita lama, montanhas, banhos de lago e confraternização, o incremento do turismo de aventura, do ecoturismo e do turismo de contemplação, pois trata-se de uma das mais belas regiões do interior do Amapá, considerada o portão de entrada do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, a maior área de preservação do planeta.
Segundo o coordenador da programação, o jornalista Cleber Barbosa, que é natural da Serra do Navio, a idéia é aproveitar o enorme potencial para trilhas das antigas minas de minério de manganês que por quase 50 anos foram exploradas pela mineradora Icomi S.A. “Desde pequeno que a gente percorria aquelas montanhas com meu pai, que é mineiro aposentado e ainda hoje mora na Serrra, um apaixonado pelo lugar como tantos outros. Vai ser uma volta ao passado inesquecível e será maravilhoso poder dividir isso com os irmãos jipeiros”, diz.
A trilha deverá visitar pontos turísticos como a Lagoa Azul, nas antigas minas de Serra do Navio
Um dos pontos altos da trilha – litertalmente – será acessar a mina denominada A-3, uma das mais altas do lugar e que há mais de 15 anos não é visitada. Segundo a coordenação da trilha, a ida até esta mina deverá garantir uma das mais encantadoras vistas da vila de Serra do Navio, que outrora foi considerada um modelo de urbanização, de saneamento e controle de zoonoses, com o projeto arquitetônico tendo sido premiado em várias partes do mundo.
Recentemente o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) reconheceu a importância histórica de Serra do Navio, que foi tombada oficialmente. A partir dessa declaração o município poderá acessar recursos federais para sua revitalização. Segundo a atual prefeita, Francimar Silva (PT) trata-se de uma oportunidade ímpar para que a cidade recupere todo o charme e encantamento que sempre marcou sua trajetória.
Foto antiga da exploração do minério de manganês na Serra do Navio, pela mineradora Icomi S.A.
A gestora municipal também acaba de confirmar para 2013 a realização em Serra do Navio do Fórum Nacional de Cidades Históricas, quando representantes de outras importantes cidades históricas do Brasil poderão conhecer o lugar e sugerir alternativas para o incremento econômico a partir do turismo. “E vejo que a vinda dos jipeiros acontece em um bom momento para a gente desenvolver o turismo esportivo por aqui. Eles serão muito bem vindos e poderão virar uma atração a parte quando o Fórum das Cidades Históricas acontecer no próximo ano”, disse a prefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário