PUBLICIDADE

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Exército Brasileiro em Macapá recebe novas viaturas 4x4

As novas viaturas 4x4 foram apresentadas no pátio de formaturas do quartel do 34º BIS
O Comando de Fronteira Amapá (CFAP) e o 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) apresentaram suas novas viaturas operacionais. São caminhões, ônibus e um jipe, todos com tração 4x4 e com um novo conceito de suspensão, bem mais elevada que as versões anteriores de veículos militares. A renovação da frota do EB por estas bandas não deixa nada a desejar em relação a outras regiões do país onde essas novas viaturas também estão chegando e também a importância da fronteira do Amapá.
As viaturas já chegaram com a pintura operacional
Marca WV já entregou 600 caminhões ao Exército Brasileiro
Os caminhões Volkswagen já formam a segunda maior frota de veículos comerciais do Exército Brasileiro. Nos últimos três anos, mais de 600 Volkswagen Worker 15.210 4X4 foram adquiridos pelas Forças Armadas do Brasil, segundo a área de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, fabricante do modelo.
A maior parte do volume se destina a operações do Exército, que homologou o Worker após testes rigorosos. Com o lançamento do modelo 4X4, a montadora encerrou uma hegemonia de mais de 50 anos da sua principal concorrente nas vendas às Forças Armadas.
Em 2007, a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) recebeu as oito primeiras unidades do VW 15.210 4X4, agora chamado pelo Exército de VOP2 5QT. A sigla indica que o veículo é do tipo operacional militarizado, capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno. “Desenvolvido e fabricado no Brasil, o Worker militarizado é mais um exemplo de como um produto da marca Volkswagen pode ser desenvolvido sob medida para o cliente”, afirma Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
Entre as tarefas dadas aos Worker 4X4, destaca-se a missão de paz da Organização das Nações Unidas – ONU no Haiti, onde o Brasil coordena 6.700 militares de 16 países. A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti – MINUSTAH – busca estabilizar o país, pacificar e desarmar grupos guerrilheiros e rebeldes, promover eleições livres e promover o desenvolvimento institucional e econômico. A frota de 40 caminhões Volkswagen no Haiti atua no transporte de tropas e equipamentos.
Testes rigorosos
O projeto do caminhão militarizado Volkswagen incluiu um ano de testes em campos de provas do Exército em todo o Brasil. Um protótipo rodou 34.000 quilômetros nas bases das cidades fluminenses do Rio de Janeiro (Restinga da Marambaia), Mangaratiba (Itacuruçá) e Duque de Caxias. O veículo também passou por Goiânia (GO), Cachoeira do Sul (RS) e por manobras no Estado do Espírito Santo, atendendo aos Requisitos Operacionais Básicos (ROB) do Exército.
A homologação incluiu rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos.
Para certificar a resistência do conjunto motor-transmissão, dos eixos e da suspensão, outro protótipo passou por quatro edições do Rally Internacional dos Sertões, cada uma com cerca de 5.500 quilômetros de estradas sem pavimentação e trilhas em condições extremas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário