PUBLICIDADE

terça-feira, 8 de março de 2011

Fazenda Berro: a pista do Equinócio das Águas



O nome é uma homenagem à cidade natal do jipeiro José Maria Esteves, que é português, deu o nome à pista Berro 2010, que está encravada em sua fazenda em
Macapá






Batizada com o nome de Berro 2010, a Trilha Equinócio das Águas foi inaugurada em grande estilo no ano passado, como parte da programação oficial pela passagem do fenômeno natural do Equinócio, que deu início ao outono no hemisfério sul e à primavera no hemisfério norte. Os aventureiros do Jeep Clube de Macapá levaram mais de cinco horas para vencer a travada pista montada pelo empresário José Maria Esteves, mas tudo em clima de fraternidade absoluta e uma excelente opção de lazer para as famílias dos jipeiros.
Segundo o presidente do Jeep Clube, deputado Manoel Mandi (PV), desde a fundação da entidade, em 2004, as adesões foram acontecendo e uma verdadeira família foi sendo formada. “Hoje as entidades já nos solicitam parcerias para promover eventos ou mesmo realizar ações educativas e de cunho filantrópico”, disse Mandi.
Berro - A trilha armada em uma fazenda por si só já seria um convite à adrenalina, mas acrescente-se a isso o fato de estarmos em pleno período chuvoso, o circuito atraiu mais de trinta veículos, o que deixou a pista “amassada” o bastante para garantir atoleiros, derrapagens e armadilhas da própria natureza. “Em alguns pontos quem não tem snorkel fica para trás”, lembra o jipeiro Adriano Nogueira, dono de uma senhora das pistas, uma Land Rover que funciona como o Safety Car dos pilotos. A propósito, o tal snorkel é um acessório acoplado ao purificador de ar dos carros Off Road que permite entrar em pequenos cursos d’água sem deixar o motor morrer.
A então secretária estadual do Turismo, Ana Célia Brazão do Nascimento, não só apoiou o evento do Jeep Clube como fez questão de fazer a trilha dentro de um jipe, acompanhada do marido. “Nosso papel é criar mecanismos para que a iniciativa privada fomente os negócios do turismo e a parceria com os jipeiros nos garante grande visibilidade, pois eles são carismáticos e suas expedições divulgam e valorizam ainda mais nossos atrativos naturais”, disse ela.
Já o empresário João Cruz, o popular “João Sucateiro”, que é vice-presidente do Jeep Clube de Macapá, disse que um dos maiores atrativos da pista Berro 2010 está na dificuldade de ser vencida. “Os melhores jipeiros são forjados nas maiores dificuldades”, ensina o aventureito.

Como chegar


O acesso à Fazenda Berro, de propriedade do empresário José Maria Esteves, da Avicap, se dá pela Rodovia Duca Serra, à altura do quilômetro 9, onde se toma um ramal de pouco mais de 1 quilômetro. Passando a porteira, se descortina um lugar encantador, dotado do conforto que os trinta anos de trabalho e dedicação da família puderam edificar.



O que fazer

Como as atividades dos jipeiros congregam realmente suas famílias, quem tem filhos pequenos não pode esquecer de levar uma rede (e corda) para garantir o sossego dos pequenos enquanto os irados pilotos aprontam das suas no circuito.




Equipamentos

Como as pistas estão cada vez apresentando mais dificuldades, é bom gastar um pouco mais e dotar os carros com acessórios que possam garantir vencer todos os obstáculos, como pneus tipo “Mud” para os carros mais novos e silicone no distribuidor daqueles mais antigos, especialmente os movidos à gasolina.





Publicado no caderno de Turismo do Jornal Diário do Amapá, edição do dia 28/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário