PUBLICIDADE

segunda-feira, 2 de abril de 2012

“Comemorar o Dia Mundial do Jeep é cultuar a nossa história”.

O coronel Pinheiro destaca a importância do Jeep Clube organizar homenagens pelo Dia Mundial do Jeep

O novo comandante do Exército Brasileiro no Amapá, o tenente-coronel de Infantaria Marcelo Pinheiro Pinto, está muito empenhado em ratificar as boas parcerias com o Jeep Clube de Macapá. Falando ao blogueiro em entrevista pela rádio Diário FM, ele confirmou a presença de uma representação do Comando de fronteira do Amapá e do 34º Batalhão de Infantaria de Selva nas comemorações pelo Dia Mundial do Jeep, na próxima quarta-feira (04/04) na orla de Macapá, a partir das 19 horas.

O comandante disse ser muito importante para o Exército firmar parcerias com representantes da sociedade civil, como o Jeep Clube. “Fiquei muito feliz pelo convite feito pelos jipeiros. Nós estaremos presentes com nossas viaturas e vamos levar também a banda de música para abrilhantar essa atividade”, anunciou o militar. Ele lembrou que atualmente não existe nenhum exemplar do tradicional Jeep Willys no efetivo lotado no 34º BIS, “mas levaremos nossas viaturas atuais”, completou.
A participação do Jeep é destacada pelas Forças Aliadas na época da Guerra na década de 40.
O coronel Pinheiro disse que embora o velho Jeep Willys não esteja presente na “tropa” é muito importante para o Exército Brasileiro e o Jeep Clube renderem essa homenagem ao valente carrinho com tração nas quatro rodas. “Comemorar o Dia Mundial do Jeep é cultuar a nossa história, que é muito importante, particularmente relacionada à nossa Força Expedicionária Brasileira que teve realmente contato com o Jeep utilizando em campanha lá no teatro de operações na Europa”, disse, em alusão à Segunda Guerra Mundial.
Embarque de Jeep para a Guerra

Uma das partes marcantes da cerimônia pelo Dia Mundial do Jeep será uma “ordem do Dia”, especialmente executada pelo comandante militar do Exército no Amapá. “Vamos levar essa mensagem para ressaltar realmente esses pontos relativos à nossa história, pois o Jeep foi fundamental para o nosso emprego [uso militar] então não poderíamos deixar passar uma data como essa sem ressaltar a importância histórica da participação do Jeep no Exército Brasileiro”, disse Pinheiro.

O presidente do Jeep Clube de Macapá, o empresário João Cruz, se disse muito honrado em celebrar mais uma parceria com o Exército, a exemplo do que ocorreu no final do ano passado, quando a instituição ministrou um treinamento aos jipeiros sobre navegação por GPS. “Foi uma experiência muito enriquecedora para a correta utilização desse equipamento, quea gente usa no dia a dia, mas também nas nossas trilhas e em competições de ponta, como o Rally das Savanas, no Suriname, além do Cerapió, no Nordeste do Brasil, tendo sido decisivo para o sucesso de dois pilotos nossos que venceram categorias importantes dessas provas”, disse Cruz.

A programação acontecerá na Praça Beira-Rio, a partir das 19 horas, com exposição de viaturas militares e também dos jipes e picapes do Jeep Clube de Macapá. Um trio elétrico anima a festa, que contará com a Banda de Música do 34º BIS, distribuição de pipocas para as crianças e passeio de jeep.
O uso do Jeep foi decisivo para transporte de feridos, de munições e deslocamento de comandantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário